Professores e acadêmicos do Campus Caxias produzem protetores faciais para profissionais de saúde


Por em 23 de abril de 2020



Convid (21)Como forma de contribuir professores e acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, estão produzindo máscaras de proteção facial não descartável para os profissionais de saúde, que estão atuando na identificação e no tratamento de pacientes infectados com o COVID-19.

A iniciativa do projeto partiu dos professores Joao Alberto Porto (UEMA), Luís Fernando Maia Silva (IFMA), Ronilson Pinheiro da Silva (IFMA) e Francisco Eroni dos Santos (UFPI), além do acadêmico Wesley Santos Sousa (bolsista PIBEX-UEMA) e está sendo desenvolvido por meio de uma impressora 3D.

Essa iniciativa está ocorrendo em todo o mundo, a partir da disponibilização do código aberto pela empresa Prusa, que apresentou todo um passo a passo para a produção de protetor facial em impressora 3D.

“O pessoal está se organizando em grupos e compartilhando informações no Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e inovação (SECTI) está se empenhando na distribuição de materiais como filamentos, acetato e elásticos para a confecção dos protetores”, explicou o professor João Alberto Porto.

Todo o material será distribuído gratuitamente para as unidades de saúde como a UPA, Hospital Geral, UBS e Maternidade Carmosina.

“Desde o início das atividades recebemos total apoio tanto da diretora do Campus, Jordânia Pessoa, como do reitor Gustavo Costa e do vice-reitor, Walter Canalles, que buscaram junto ao Casarão Tech, todo o material necessário para a produção desses EPI’s”, destacou o professor.

Em Caxias, o projeto já disponibilizou mais de 150 EPI’s para os profissionais de saúde.

Por Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens