Projeto dá assistência técnica a pequenos criadores de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros de Araioses

Por em 16 de abril de 2020

ssProfessores e alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizam o projeto “Assistência Técnica Veterinária a pequenos criadores de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros no município de Araioses, Maranhão”, executado por meio do Edital 02/18 MAIS EXTENSÃO UEMA e Edital 019/18 Iniciativas MAIS IDH FAPEMA.

A ideia surgiu devido a alta concentração das ocupações na agricultura familiar e do baixo índice de formalização, o que leva a uma baixa capacidade de geração de renda no município, que tem o 23º menor IDHM-R do Maranhão.

aaaaaO projeto tem duração de 12 meses e objetiva a qualificação dos alunos do Curso de Medicina Veterinária na rotina do Veterinário de campo, além da melhoria dos indicies zootécnicos, manejo nutricional, sanitário e reprodutivo dos rebanhos caprinos, ovinos e bovinos leiteiros de Araioses e a qualificação de pequenos criadores na formação de inseminadores, o uso correto e aplicação de medicamentos, conhecimento de raças e noções básicas de mercado e comercialização.

A iniciativa acontece por meio de cursos, palestras e dias de campo, seguindo os eixos fundamentais para uma criação zootécnica, como escrituração zootécnica do rebanho, manejo nutricional, reprodutivo e sanitário e noções básicas sobre construção de apriscos e currais e de comercialização da carne, leite e derivados da criação de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros.

ssssssDe acordo com o Coordenador do Projeto, Prof. Dr. Helder de Moraes Pereira, os benefícios vão desde mostrar ao produtor que a propriedade é uma empresa rural; implantar alternativas que minimizem os custos de produção; a utilização de insumos intelectuais e tecnologias; produção em escala de acordo com sua capacidade e mercado, mas sempre buscando a redução de custos e aumento da rentabilidade; melhoria dos índices zootécnicos dos rebanhos; difundir tecnologias para um melhor aproveitamento na exploração de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros; desenvolver a cadeia produtiva da caprinovinocultura e bovinocultura leiteira no município de Araioses.

Por Paula Lima