Projeto do Campus Caxias incentiva a Literatura de Cordel nas escolas

Por em 1 de abril de 2020

cordelCom o objetivo de divulgar a Literatura de Cordel aos discentes através das práticas de leitura e  escrita, o Campus Caxias desenvolve o Projeto de Extensão A Literatura de Cordel na escola: ler, ouvir e escrever. Criado em 2017, o projeto está atualmente em execução no C. E. Cônego Aderson Guimarães Júnior, escola de Ensino Médio da rede pública estadual.

“Temos a preocupação de divulgar a Literatura de cordel em sala de aula por acreditarmos que o ambiente escolar é um local em que pode e deve ser disseminado o conhecimento, pois através da escola a cultura popular pode ser desenvolvida com possíveis práticas metodológicas eficazes e indispensáveis na formação de jovens, fazendo jus a maneira adequada das habilidades de leitura e escrita na escola e também na sociedade, ” afirma a coordenadora do projeto Maria do Socorro Carvalho.

Entre as metodologias utilizadas estão minicursos e oficinas que abordam as seguintes temáticas:  análise da estrutura e classificação dos folhetos de cordel; formação de grupos de alunos para leitura; oficinas para leitura e produção de poesias e a culminância do projeto com a exposição da produção dos alunos na escola, seguida de um concurso com premiação  das 5 melhores produções.

Para a coordenadora do projeto, as leituras dos folhetos de cordel realizadas pelos jovens, contribuiu significantemente para o desenvolvimento da prática leitora em sala de aula “A valorização e divulgação da literatura de cordel e o despertar dos jovens para esse tipo de literatura-arte, é de um valor importantíssimo para a cultura, memória e a humanidade.”

O projeto já foi apresentado em eventos acadêmicos, inclusive internacionalmente com apresentação de comunicações orais, publicação de resumos simples no Cadernos de Resumos, Artigos nos Anais, publicação de ebooks e também se estende a Revista Eletrônica de Letras. Com isso as ações de extensão podem servir como metodologias para outros professores de Língua Portuguesa e áreas afins de desenvolverem na sua escola práticas de letramento literário mais eficientes e prazerosas para seus alunos.

Por Priscila Abreu