UEMA Friends: Programa de apadrinhamento de alunos internacionais

Por em 1 de abril de 2020

Apadrinhe-um-intercambistaAlgumas pessoas têm tanto apreço pelo novo que não se contentam em limitar as experiências ao próprio país de origem. Se você faz parte desse grupo, sabe que viajar pode ser uma das melhores formas de conhecer novas culturas e visões de mundo, certo?

O que talvez ainda não tenha se dado conta, é de que a opção de hospedar um visitante estrangeiro também pode proporcionar vivências igualmente interessantes.

Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão criou o Programa UEMA Friends, que tem como intuito incentivar dentro da Universidade o acolhimento de alunos intercambistas e admitir o cadastro de famílias ou pessoas interessadas em receber em seus lares alunos, pesquisadores e professores internacionais.

“A ideia surgiu pensando na dificuldade de se encontrar um lugar para se hospedar, por um período, em um país diferente da terra natal do aluno estrangeiro, tanto por não ter conhecimento dos locais seguros da cidade destino, quanto pela questão financeira. Por isso, torna-se um atrativo para este intercambista a presença de uma pessoa, seja discente, professor ou funcionário da UEMA, que o ajude a locomover-se dentro da Instituição e também a recebê-lo, como hóspede, em casa”, explicou o Assessor de Relações Internacionais (ARI), Thales Passos de Andrade.

E os benefícios são vários: a troca de conhecimento, o aprendizado constante, o respeito para com outras culturas e hábitos, novas amizades, um novo membro na família, se mantiver o contato após, a união familiar, etc.

Como participar

Então, se todos esses benefícios te deixaram com vontade de receber um intercambista, vá em frente e se prepare para momentos que ficarão guardados na memória.

E para participar é muito fácil. Alunos, professores ou funcionários da UEMA interessados em receber um aluno estrangeiro em suas casas e auxiliá-lo dentro da Universidade podem cadastrar-se no site da ARI (http://www.ari.uema.br/), na aba Cadastro de Família.

Por outro lado, quando houver a procura de estudantes estrangeiros interessados em beneficiarem-se do Programa, por meio de contato no e-mail arinternacionais@uema.br, a ARI irá realiza uma entrevista com cada estudante para conhecer seus perfis, comportamentos no dia-a-dia, quais restrições possuem, como gostariam que o padrinho fosse e etc. Em seguida, a Assessoria irá analisar qual padrinho mais adequado ao perfil dos estudantes. Por fim, o setor irá intermediar o contato entre padrinhos e alunos estrangeiros antes de suas chegadas.

Dessa forma, a ARI sugere que o aluno estrangeiro solicite o apoio do setor com relação ao UEMA Friends ainda no início do processo de organização dos documentos, antes de deixar seu país de origem para que haja tempo hábil de a Assessoria finalizar o procedimento de procura até encontrar o padrinho ou a madrinha ideal.

Então, após essa quarentena, faça a sua inscrição e aproveite os benefícios do Programa.

Por Paula Lima