UEMA participa de debate sobre EaD após pandemia

Por em 22 de abril de 2020

WhatsApp Image 2020-04-20 at 17.31.51Os novos caminhos da educação a distância no cenário pós pandemia foi o tema de um bate papo virtual promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), na última segunda-feira. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma das pioneiras da modalidade na região Nordeste, foi representada pela professora Ilka Serra, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). Também participaram do debate os professores José Moran e Maria da Graça Moreira (PUC-SP), com mediação de Paola Cicarelli (ABED).

No bate-papo, os professores conversaram sobre várias questões que já estão sendo discutidas e estudadas pelas instituições de ensino do país, Reorganização do currículo, modelo educacional, formação de professores, o aluno como protagonista e a cultura digital foram alguns dos assuntos abordados. Entre os desafios, a resistência que ainda existe à educação mediada pelas tecnologias. “O aluno utiliza a internet para tudo em sua rotina, mas ainda resiste quando precisa estudar online. No novo cenário que se apresenta, após a pandemia, este é um paradigma que precisará ser quebrado”, comentou a professora Ilka Serra.

Por Laryssa Neves