UEMA realiza pesquisa para avaliar as condições tecnológicas e acadêmicas de alunos e professores

Por em 28 de abril de 2020

WhatsApp Image 2020-04-27 at 11.28.30

As Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC), no contexto da pandemia do novo coronavírus, assumiram uma centralidade temática diante das possibilidades de aproximação, de mediação e de novas formas de sociabilidade que rompem barreiras provocadas pelo distanciamento social decorrente das medidas preventivas de contágio e de propagação da COVID-19.

No âmbito educacional, as ferramentas da tecnociência, nas últimas décadas, têm assumido um papel de relevância e de inserção cada vez maior no dia-a-dia da prática profissional docente em uma perspectiva de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem com uso de tecnologias digitais presentes em nossas vidas.

A pandemia, que nos retirou da normalidade de nossas atividades acadêmicas, administrativas cotidianas, além da nossa presencialidade nos diversos campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem nos movido para uma reconfiguração de nossas práticas de trabalho e ações, com a mediação das tecnologias digitais, para que possamos garantir a continuidade dos serviços essenciais de nossa instituição.

A Uema, por meio da Pró-reitoria de Graduação, ao pensar nos impactos que temos sofrido no contexto das atividades acadêmicas e a fim de estabelecer ações estratégicas para os cursos de graduação, realizará uma pesquisa para identificar e analisar as condições acadêmicas e tecnológicas de professores e estudantes. É necessário e relevante conhecer o perfil de nossa comunidade acadêmica quanto ao acesso e à disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como de suas habilidades quanto ao uso das tecnologias digitais a fim de que possamos planejar, organizar, definir ações que possam atingir a todos que fazem parte de nossa universidade. A participação de todxs (estudantes e professorxs) é fundamental!

Preencha o formulário disponível em:

Estudantes: https://bit.ly/TD-alunos-grad-Uema

Docentes: https://bit.ly/Quest-TD-prof-grad-Uema