Você conhece os cursos abertos, gratuitos e online ofertados pela plataforma Eskada da UEMA?

Por em 3 de abril de 2020

Com uma plataforma leve, intuitiva e com conteúdos relevantes, a Universidade Estadual do Maranhão, inova mais uma vez na oferta de educação a toda a sociedade

cursosA Universidade Estadual do Maranhão é pioneira no Nordeste na oferta de educação a distância, há 20 anos, e oitava Instituição do Brasil a ser credenciada para essa modalidade de ensino. E, seguindo a tendência dos avanços tecnológicos, tem adotado estratégias de grande importância para o processo educacional tanto para modelos formais quanto flexíveis, com o compromisso de disseminar conhecimentos à sociedade em geral. Dessa maneira, encontra-se hoje, mais uma vez, na vanguarda com a nova plataforma de cursos abertos: Eskada.

A Instituição já possui tradição na oferta de cursos nessa modalidade. Em 2014, a Universidade lançou sua primeira Plataforma de Cursos Abertos, possibilitando a oferta de um ensino mais dinâmico e didático. Desde então, a UEMA se compromete em oferecer soluções ágeis e inovadoras na esfera dos cursos online. “Dentro dos pressupostos de rompimentos de barreiras físicas, nós estamos lidando hoje com o conceito amplo de produção e difusão de conhecimento, a partir da educação aberta. Vencemos aquele momento inicial, de cinco anos atrás. A ideia de nova etapa, de sequência, de novos patamares, por meio da educação aberta e inclusiva que estamos levando à sociedade, justifica o nome da plataforma”, afirmou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

A plataforma Eskada traz conceitos atuais e inovadores. De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, Ilka Serra, a ideia de renovação, surgiu a partir da necessidade de tornar o processo de certificação mais amplo, envolvendo outros elementos de acompanhamento e avaliação. Dessa maneira, segundo ela, “iniciou-se então a análise de toda a plataforma, passando desde a infraestrutura até o conteúdo e recursos disponíveis. Foi então identificada a necessidade de desenvolver um novo ambiente, diferente e inovador”, frisou a coordenadora.

Sobre os cursos
Ao fazer sua inscrição no curso livre, o aluno encontrará uma página aprimorada, que facilitará a visualização de toda a ementa do curso, a quantidade de aulas, quais atividades a serem cumpridas, tempo médio de curso, carga horária e os professores responsáveis. A página de conteúdo foi estruturada de forma a levar o usuário em um processo de imersão, priorizando sua jornada, com foco nos recursos didáticos, retirando as distrações e permitindo o envio de feedback em tempo real.

O estudo do aluno acontece seguindo uma trilha de conhecimento e não mais uma divisão por recursos. Com a utilização de inteligência artificial, a nova plataforma recomenda cursos relacionados ao perfil do usuário e áreas de interesse, fomentando que os mesmos continuem e usufruam mais da plataforma. Técnicas de coletas e análise de dados irão auxiliar no processo de identificação do perfil do público, além de apontar categorias e áreas de cursos que devem ser impulsionadas.

Elementos de gamificação proporcionam maior satisfação e retenção do usuário, estimulando a participação e conclusão de novos cursos. A cada etapa concluída, pontos são acumulados e feedbacks automáticos são apresentados. Dessa forma, o ambiente traz características de pessoalidade e motivação. A certificação então é construída durante toda a trajetória e não apenas em uma avaliação ao final do curso. O acesso a uma etapa, está condicionado a conclusão da etapa anterior e o conhecimento é absorvido durante esse processo.

Acesse: eskadauema.com e faça a sua inscrição!

Por Walline Alves

Foto: Rafael Carvalho