“Vozes do Cárcere”: projeto estimula detentos na busca por educação e conhecimento

Por em 2 de abril de 2020

WhatsApp Image 2019-08-07 at 22.07.12 (1)Com o objetivo de estimular os detentos na busca por educação e conhecimento, contribuindo para a recuperação e formação de cidadãos conscientes e engajar alunas e alunos nos esforços de recuperação de pessoas presas, oferecendo um novo olhar acerca do mundo no qual vivemos, foi desenvolvido o projeto de extensão “Vozes do Cárcere” orientado pela professora Karine Biondi, do departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O projeto foi apoiado pelo Edital PIBEX da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

Tratou-se de um projeto em colaboração com os professores Sacha Darke e Andreas Aresti da University of Westminster (Inglaterra) e foi desenvolvido na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) ligada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do governo de Maranhão. A APAC é uma proposta alternativa ao modelo tradicional de prisão.

De acordo com a professora Karine Biondi, o projeto buscou oferecer aos presos da APAC cursos de extensão na área de Ciências Sociais e Criminologia. “Com este projeto, pretendeu-se aumentar o número de pessoas presas que busquem educação formal e, como consequência disso, diminuir reincidência criminal. Como resultado, foi possível notar também, o crescimento do interesse dos alunos da UEMA sobre a realidade prisional, bem como o aumento do interesse dos presos em atividades educativas”, destacou a professora Karine Biondi.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 22.06.34Segundo Biondi, a ideia foi bem recebida pelo poder público responsável pela gestão carcerária no Maranhão.

“Trabalho com o sistema prisional desde 2004, mas sempre na área da pesquisa. Quando me mudei para o Maranhão, pretendi abandonar esse tema de pesquisa. Entretanto, a partir do convencimento do colega Sacha Darke, de uma demanda existente no sistema penitenciário maranhense e da abertura que o Estado ofereceu para pesquisadores, me fez voltar ao tema. É a primeira vez que realizo um projeto de extensão na área e foi muito estimulante. O interesse e empolgação dos alunos também foi motivador”, explicou a professora.

Por Karla Almeida