Alunos UNABI participam de Projeto sobre Leitura de Imagem

Por em 11 de maio de 2020

MATÉRIA 2Com o objetivo de d e s e n v o l v e r habilidades para a capacidade de leitura de imagem, obras artísticas e imagem em movimento, a fim de ampliar a percepção da linguagem visual, os alunos do Programa Universidade Aberta Intergeracional da Universidade Estadual do Maranhão (UNABI/UEMA) participaram do Projeto intitulado “Noções Básicas de Leitura de Imagem para os alunos UNABI-UEMA”.

O Projeto foi desenvolvido pela professora do departamento de Ciências Sociais, Maria de Fátima Ribeiro dos Santos (Coordenadora) e pelas alunas Vanessa Teles Nunes (Bolsista/Direito), Isabelle Luísa Silva Cantanhede (Voluntária/Direito), Adriane L e ã o d e S o u s a (Voluntária/Letras) e Petúnia G a l v ã o B e z e r r a (Voluntária/Direito). Para a sua efetuação, tiveram o apoio do edital Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

De acordo com a coordenadora e as alunas, o projeto surgiu a partir da necessidade de oportunizar aos alunos da UNABI o conhecimento da linguagem artística, tendo como objeto de estudo obras de arte de pintores clássicos da Renascença, do Barroco e do Rococó, e também, obras de pintores brasileiros que se destacaram na arte Colonial, Barroca e Acadêmica. Além dessas, apontam ainda a importância de apresentar a leitura de imagem em movimento.

A coordenadora Fátima Santos destacou que os resultados demonstraram que os alunos da UNABI construíram junto ao projeto novas perspectivas de perceber o que existe além do aparente, ou seja, novas possibilidades de interpretação de uma obra imagética.

“Além disso, o projeto contribuiu também, para o aprendizado da leitura das artes visuais como algo prazeroso e necessário para a vida pessoal e social. Assim, os benefícios percebidos foram a melhoria cognitiva dos participantes e sensibilidade estética em relação à leitura de imagem. Proporcionou, ainda, um envolvimento da Universidade com a terceira idade, uma vez que ofereceu práticas de interpretação imagética necessárias para o Alunos UNABI participam de Projeto sobre Leitura de Imagem. Proporcionou, ainda, um envolvimento da Universidade com a terceira idade, uma vez que ofereceu práticas de interpretação imagética necessárias para o desenvolvimento sociocultural”, enfatizou a Coordenadora Fátima Santos.

OBS: Matéria produzida antes da querentena.

Por Karla Almeida