Exposição Trilha dos Insetos conscientiza crianças sobre a importância dos insetos

Por em 5 de maio de 2020

trilha dos insetosA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza frequentemente o projeto “Na Trilha dos Insetos: Pragas Agrícolas, Urbanas e Inimigos Naturais”, que objetiva mostrar para as crianças, com faixa etária de 6 a 11 anos, algumas curiosidades a respeito dos insetos e, ainda, conscientizá-las que, apesar de existir insetos maléficos, há insetos que trazem benefícios para o homem e para a natureza.
“No imaginário popular, os insetos são vistos com desconfiança e medo. Para a população leiga, eles são seres sujos e peçonhentos, transmissores de doenças, destruidores de plantações e produtos armazenados. São frequentemente confundidos com outros artrópodes como aranhas, escorpiões e ácaros; A falta de conhecimento básico sobre esses animais alimenta o preconceito que as pessoas tem sobre eles. Então, por isso o objetivo é mostrar que não é assim, que eles são muito importantes para ambiente, pois fazem parte de uma complexa cadeia alimentar e nem todos são prejudiciais ao homem, ao contrário, diversas espécies beneficiam o homem”, explicou a Professora e Coordenadora do Projeto, Raimunda Lemos.

trilha dos insetos1De acordo com a professora da UEB Tancredo Neves, Joselia Costa, “a iniciativa é muito importante, porque eles saem do ambiente da escola e ganham conhecimento, além de ser uma extensão da aula de ciências. Eles conhecem, acham legal. E a Universidade fazendo esse papel de extensão é de extrema relevância, uma vez que as crianças de hoje futuramente estarão aqui. E é novidades para eles comentarem a semana toda, com certeza”, destacou ela.

Pietro, 9 anos, adorou: “Eu achei muito legal. Aprendi muito”. E Rhavy, 9 anos, disse ter ficado “encantado”.

Pela projeto passaram mais de 400 alunos de escolas no entorno da Instituição, desde o ensino infantil ao ensino médio.

Por Paula Lima