Projeto Circuito Sala Verde no Campus proporciona educação ambiental à comunidade

Por em 7 de maio de 2020

CircuitoVerdeAGA1Desde 2018 a UEMA está habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente a desenvolver o projeto de Sala Verde da Instituição. Este projeto é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, dedicado a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental.

Cada Sala Verde é única, não há um padrão pré-definido, ficando ao encargo de cada instituição configurá-la à sua maneira, levando em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando suas potencialidades com as particularidades locais e regionais. Na UEMA, o projeto é denominado “Circuito Sala Verde no Campus”.

Segundo a Assessora de Gestão Ambiental, Andrea de Araújo, o circuito Sala Verde é um espaço importante para a educação ambiental. “O projeto Circuito Sala Verde em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, coloca nossa Universidade de portas abertas para educação ambiental aos estudantes, promovendo uma maior interação entre academia e ensino fundamental. É um espaço socioambiental, com ênfase na valorização científica”, destacou a assessora.

CircuitoVerdeAGA2O projeto oportuniza aos estudantes que visitam a Universidade uma programação educativa, que inclui visitas a laboratórios, exposições dos acervos da coleção Biológica do Laboratório de Morfofisiologia Animal e Avaliação e do herbário Rosa Mochel, oficinas, trilhas ecológicas, entre outras atividades.

CircuitoverdeAGA3 (1)Sobre o projeto

Este projeto foi instituído no ano 2000, com o objetivo de atender às demandas de inúmeras instituições que buscavam no Ministério do Meio Ambiente, publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental. Foi inicialmente concebido com foco na criação de bibliotecas verdes que estes espaços poderiam assumir, e a partir do desenvolvimento e da evolução do projeto, as Salas Verdes adquiriram a dimensão de espaços com múltiplas potencialidades, pois além da disponibilização e democratização do acesso à informação, nelas se podem desenvolver atividades diversas de educação ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas.

A Universidade Estadual do Maranhão se candidatou a chamada nº 01/2017 – Criação de novas Salas Verde, do referido projeto do MMA, estando habilitada pelo mesmo a partir de 18 de Maio de 2018, a desenvolver o projeto de Sala Verde da UEMA, denominado de “Circuito Sala Verde no Campus”, que promove o diálogo entre os diferentes saberes produzidos pelas diversas atividades da academia. Além disso, contribui diretamente com a formação no nível da graduação, visto que existe um espaço para socializar o conhecimento entre o “Circuito Sala Verde no Campus”, os graduandos em processo de estágio em Ciências Biológicas e os alunos do ensino fundamental e médio.

Por Polyanna Bittencourt