Projeto de extensão auxilia no controle da brucelose no Município de Lagoa Grande do Maranhão

Por em 20 de maio de 2020

Sem título1Desde 2016 uma portaria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) regulamentou a obrigatoriedade de vacinação contra a brucelose, com o intuito de promover sanidade ao rebanho bovídeo e segurança à população quanto ao consumo dos produtos lácteos e cárneos. Essa vacinação só pode ser realizada por Médicos Veterinários cadastrados no órgão de defesa sanitária, porém em muitos municípios do estado não existem profissionais cadastrados, o que dificulta o acesso, especialmente dos pequenos produtores, a esse tipo de serviço.

Pensando em uma forma de contribuir na prevenção da brucelose na cidade de Lagoa Grande do Maranhão, município que compõe o programa Mais IDH no Estado, professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária e pós-graduandos do doutorado em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão realizaram o projeto “Controle Preventivo da Brucelose: vacinação de bezerras e orientação de pequenos criadores”.

Sem título3O projeto além de promover a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas contra a brucelose, também teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal do rebanho no município, realizar ações de educação sanitária e tornar os pequenos criadores em agentes multiplicadores sobre a importância da vacinação, além da elevação da renda dos criadores atendidos por meio do aumento da produtividade do rebanho, bem como a melhoria da condição de vida deste, contribuindo assim com a melhoria do IDH do município.

Sem título2“O intercambio interinstitucional entre a UEMA, AGED/MA e prefeitura municipal fortalece a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, gestores municipais e criadores, assim como a comunidade na geração de conhecimento. Esse projeto contribui certamente com os princípios do profissionalismo acadêmico, ético e a iniciativa social”, disse a professora Viviane Correa Coimbra.

Durante o projeto foram realizadas palestras para produtores dos povoados de Lagoa do Coco, Lagoa do Encontro, Marajá do Sena e Sumauma e um total de 126 bezerras foram vacinadas.

Por Polyanna Bittencourt