UEMA desenvolve o projeto “Cineclube Olhares: um despertar por meio do cinema”

Por em 4 de maio de 2020

cinemaO professor Marcos Roberto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), juntamente com bolsistas e voluntários das áreas de História e Filosofia, vêm desenvolvendo o projeto de extensão intitulado “Cineclube Olhares: um despertar por meio do cinema”. O trabalho foi apoiado por meio do Edital Bolsa Cultura – BC, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

O projeto tem o intuito de despertar nos acadêmicos, estudantes do ensino médio e na sociedade, olhares críticos sobre os diversos temas de grande relevância para a sociedade, por meio de exibições de filmes e documentários nacionais e internacionais.

cinema 2O Cineclube Olhares surgiu a partir da necessidade de fazer um trabalho que alcançasse um papel fundamental na formação e na extensão de conhecimentos, para que todos pudessem ter acesso ao mundo das Artes Visuais e das diversas discussões levantadas por elas. De uma forma atrativa no Campus Paulo VI, os assuntos da atualidade são refletidos de forma dinâmica e criativa, em um momento de vivência cultural e entretenimento.

De acordo com o professor Marcos Roberto, o projeto contribuiu epistemologicamente aos participantes, pois levou conhecimentos diversos por meio dos debates, como uma proposta cultural e diversificada.

“O uso do cinema como uma importante ferramenta didático-pedagógica, possibilitou para os participantes um olhar mais crítico, por meio do debate e da compreensão de conceitos importantes em torno das temáticas propostas”, destacou o professor Marcos Roberto.

Por Karla Almeida