Uema oferta curso sobre Desenho de Didática para o Ensino On-line

Por em 5 de junho de 2020

progA Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa Graduação Uema 4.0: Formação de Professores da Pró-reitoria de Graduação, oferta, no mês de junho, o Curso Desenho de Didática para o Ensino On-line, dividido em duas oficinas: Planejamento e Mediação Instrumentos avaliativos para educação on-line.

Os cursos serão ofertados em parceria com o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação  (CTIC/Uema) e o apoio da Divisão de Formação Profissional e Avaliação de Desempenho (Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação)  da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Veja as datas:

Curso Carga horária Período de realização Responsável
Planejamento e Mediação 20h 6 a 9/06/2020 UemaNet (Moodle Institucional EaD)
Instrumentos avaliativos para educação on-line. 10h 9 a 13/06/2020 UemaNet (Moodle Institucional EaD)

E tem muito mais novidade com o Programa Graduação 4.0, que criou uma comunidade virtual no SIGUEMA para compartilhar informações, cursos, ideias, apoio pedagógico, além de um planejamento integrador das ferramentas do SIGUEMA. Na sala, estão disponibilizados: 3 (três) vídeos do YouTube do CTIC-UEMA sobre os participantes, planos de ensino, tópicos de aula; 1(um) infográfico das ferramentas didático-pedagógicas; 1(um) sobre webconferência; 1(um) vídeo animado no Powtoon sobre as ferramentas de avaliação; 7 (sete) podcasts sobre como acessar e usar as seguintes ferramentas: boas-vindas do curso; chat da turma e chat agendado; como enviar conteúdo para página web; como criar fóruns; como inserir referências; como inserir vídeos; como realizar webconferências; 1(um) infográfico para orientar na seleção dos recursos digitais; 1(um) infográfico com dicas de Planejamento com recursos digitais.

Professores da Uema, venham fazer parte dessa Comunidade de Aprendizagem Colaborativa !

Saiba mais sobre o Programa

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, criou o Programa Graduação Uema 4.0: Formação de Professores como uma política de fortalecimento do ensino de graduação.  O objetivo é oportunizar aos professores da UEMA um programa de formação permanente com encontros presenciais e virtuais que provoquem a reflexão crítica e emancipatória da práxis educativa dos professores, de modo a reinventar suas ações didático-pedagógica e tecnológica conectando-as às metodologias ativas para ensinar e avaliar a aprendizagem dos estudantes pautadas em práticas inovadoras.

Uma formação tecnológica e pedagógica permanente dos professores possibilitará instituir uma cultura do aprender, realizada a partir de processos criativos, interativos e flexíveis de modo a construir uma comunidade de aprendizagem colaborativa.

Por Paula Lima