UEMA adere à campanha nacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Por em 12 de junho de 2020



15 de junho15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência. Além disso, acender a discussão em busca de recursos e estratégias que atuem de forma a proteger os idosos.

Frequentemente os agressores são familiares das vítimas o que, muitas vezes, pode dificultar a notificação da violência, devido à ligação física e emocional do idoso com seu algoz.

Ressaltamos que, em defesa dos direitos e da integridade desta parcela da população o Estatuto da Pessoa Idosa estabelece expressamente punições a pessoas que cometem atos de violência, como cita o Art. 4º: Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Como denunciar?

Pelo Disque 100 ou na Delegacia da Pessoa Idosa mais próxima (em caso de ausência de uma delegacia especializada, a denúncia pode ser registrada em qualquer unidade).

Por Amigos da Pessoa Idosa da UEMA/PROEXAE/UNABI.



Últimas Postagens