Aulas presenciais das instituições de Ensino Superior do Maranhão continuam suspensas

Por em 2 de julho de 2020

WhatsApp Image 2020-07-02 at 13.30.47As aulas presenciais das instituições de Ensino Superior do Maranhão continuam suspensas até 2 de agosto, conforme o Decreto Estadual N° 35.897, publicado no dia 30 de junho.
Dentre as medidas estabelecidas no Decreto, excepcionalmente, podem ser realizadas, a partir deste mês, as aulas práticas do último período dos cursos da IES, especialmente da área de Saúde, a fim de garantir aos estudantes a conclusão da graduação e possível inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a Pró-Reitora Adjunta de Graduação Fabíola Santana, para cumprimento do disposto na Portaria da  Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão Nº 399 (de 23 de junho), ainda estão sendo tomadas providências para aquisição de material de Proteção Individual (EPI’s) para que os estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) possam retornar às aulas práticas.

Também consta no Decreto que a partir do dia 3 de agosto estará autorizada pelo Governo Estadual a retomada das atividades presenciais.

Para o reitor Gustavo Costa, o decreto não determina que as universidades voltem na data mencionada, mas deixa a critério da autonomia acadêmica que, no caso da UEMA, caberá aos respectivos Colegiados Superiores (CEPE).
Os Colegiados também irão estabelecer protocolos pedagógicos a serem seguidos.

“Estudos técnicos estão sendo conduzidos cuidadosamente pela Pró-Reitoria de Graduação e por uma comissão instituída para esse fim, que, em conjunto, haverão de propor a forma de retomada do calendário 2020 e os meios de operacionalização do ensino. Logo, provavelmente não retornaremos no dia 03 de agosto”, disse o reitor.

Por Débora Souza