UEMA discute possível parceria com grupo Mateus sobre programa de trainee para alunos da graduação

Por em 1 de julho de 2020

WhatsApp Image 2020-07-01 at 18.07.04Ocorreu na manhã desta terça-feira (30/06), no Espaço BlackSwan, a apresentação do programa Trainee Arka, e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) esteve presente a convite do grupo Mateus, tendo como representante o Vice-reitor Walter Canales; a Chefe da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM), Michele Leite Bazzo; Auxiliar Administrativo do DEM, Matheus Frank Pereira; o Diretor do CCT, Fernando Lima.

O objetivo foi apresentar o programa de trainee e a possibilidade de firmar parcerias com as universidades e faculdades do Maranhão. Foi apresentado o histórico do Grupo Mateus e o impacto do seu trabalho no Maranhão e no Pará, que a partir do programa de trainee espera criar oportunidade de trabalho para os alunos do Estado. São disponibilizadas 150 vagas.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 18.07.02O evento contou com a participação de várias instituições de ensino superior do Estado e foi uma oportunidade para elas apresentarem sugestões e iniciar um diálogo para culminar nessas propostas profissionais aliado ao currículo acadêmico dos alunos.

Segundo Walter Canales, vice-reitor da UEMA, o evento é um primeiro passo para uma parceria. “Esse é um primeiro passo para fortalecer a parceria, que beneficiará os alunos da Universidade. E a reunião foi muito interessante porque colocamos algumas sugestões. Entre elas a possibilidade da existência de estágios de curta duração, visto que os estágios de longa duração atingem um percentual pequeno do contingente de alunos existentes nas universidades. Sendo assim, podem servir para motivaçao dos alunos. Outra questão interessante colocada se refere às visitas técnicas, como forma de receber alunos universitários em suas  obras, instalações de fábrica e indústrias, informática, etc. Além claro, de que essa iniciativa possa se estender para o interior, que os universitários de lá tenham as mesmas oportunidades, nos locais onde haja o grupo Mateus”, explicou o vice-reitor.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 18.07.00Já Michele Leite Bazzo, Chefe da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM), que também estava presente na reunião, destacou que essa é uma oportunidade importante para os alunos. “Os alunos tem dificuldade em encontrar locais de estágios na sua área, experiência, principalmente devido ao momento atual. Então, ficamos muito contentes com essa proposta em poder inserir nossos alunos de graduação tanto para um estágio, visita técnica para adquiram conhecimento diante de um mercado tão competitivo. A parceria já existe. E essa nova proposta de 150 vagas vem pra agregar ainda mais experiência para os alunos no seu desenvolvimento profissional”, enfatizou.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 18.07.03
Os próximos passos estão sendo definidos, como mais reuniões e a construção de um edital para inscrições. Aguardem!

Por Jonas Sakamoto