UEMA lança o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital

Por em 16 de julho de 2020

auxilio_2A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), torna público o Edital Nº 07/2020, para seleção do Programa de Assistência Estudantil “Auxílio Emergencial de Inclusão Digital”. O prazo de inscrição inicia hoje (16/07) e encerra no dia 27/07.

Serão disponibilizados aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial ou EaD, Programa Ensinar ou Programa PROFITEC, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, até 5.000 (cinco mil) SIM CARDs, com plano mensal de dados móveis (3G/4G), via Serviço Móvel Pessoal (SMP) com pacotes de dados de 20GB mensais, para que assim possam ter as condições técnicas para o acesso à internet.

Todas as etapas do processo seletivo serão efetuadas pelo SigUema, para os estudantes dos cursos presenciais e via sistema de seletivos, em “seletivos.uemanet.uema.br”, para os estudantes dos cursos EaD.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou: “Estamos lançando este auxílio como meio de assegurar a retomada das atividades dos cursos de graduação de forma remota, os cursos que estavam com as atividades presenciais suspensas desde o dia 21 de março, com o advento da fase aguda da pandemia. Nós estamos retomando o calendário acadêmico, reiniciando o primeiro período letivo de 2020, e vamos fazê-lo usando tecnologias digitais em caráter remoto, porque nesse momento ainda é necessário preservar a vida das pessoas por meio do obrigatório distanciamento social, sendo desaconselhável a aglomeração de pessoas. Então a UEMA na linha do que vem acontecendo com outras Instituições tem se organizado, tem se preparado para realizar esse retorno”.

“O Edital do auxílio Emergencial de Inclusão Digital é baseado em uma pesquisa que nós fizemos, na qual identificamos um contingente de estudantes na UEMA que tem dificuldade de acesso à internet, uma internet que permita que eles acompanhem as atividades, que começarão a partir do dia 24 de agosto. Nesse sentido, estabelecemos este auxílio para atender até 5 mil alunos. Não é uma política universal, é uma política para atender aquelas pessoas que comprovarem a sua situação de vulnerabilidade econômica, e que assim, possamos levar este benefício para aqueles que mais precisam. Era impensável promover as atividades remotas sem um olhar que assegurasse a inclusão digital de parte de alunos que tem essa dificuldade. Essa é uma medida que demonstra a responsabilidade e a consciência da UEMA, de que é preciso dar sequência ao calendário acadêmicos, mas sem acentuar desigualdades. Nós estamos trabalhando em harmonia, dialogando com associações nacionais, com conselhos nacionais, de modo a permitir que o projeto institucional, acadêmico, sobretudo da graduação, possa ocorrer com a garantia que os nossos alunos terão a melhor participação possível nas aulas”, enfatizou o Reitor.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, “este auxílio é muito importante, pois com ele podemos assegurar que alunos da Universidade consigam voltar as atividades acadêmicas de forma remota. Que aquelas pessoas que não têm acesso a internet, tenham uma internet de melhor qualidade e consigam fazer suas disciplinas com maior tranquilidade. A Universidade, nesse momento de pandemia, está sendo muito efetiva. Em relação aos auxílios de assistência estudantil, cumprimos a responsabilidade, pagando os auxílios anteriores e abrindo novos editais de auxílios, estamos possibilitando que os estudantes da UEMA sigam em sua trajetória acadêmica. Com isso, é importante frisar que a PROEXAE e a Coordenação de Assistência Estudantil continuaram seu trabalho, isso mostra uma política de assistência efetiva, contínua e que realmente atua para aqueles que não teriam condições de continuar desenvolvendo suas atividades acadêmicas”.

A professora Marília Martins, Coordenadora de Assuntos da Comunidade Estudantil, pontuou: “Este auxílio reforça o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão com a permanência e a igualdade de oportunidades a todos os nossos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante ações e medidas concretas no enfrentamento da situação atual, instalada em decorrência do novo coronavírus”.

Para mais informações, acesse o AQUI o edital lançado ou site oficial da UEMA www.uema.br.

Por Karla Almeida