UEMA participa de comitê de avaliação de doutorado do Integrative Conservation PhD Program da University of Georgia – UGA/US

Por em 3 de julho de 2020

IMG-20200626-WA0030_2A Universidade Estadual do Maranhão através da  professora Raimunda Fortes, coordenadora do PPGRAP/UEMA, participou durante cinco anos do comitê de avaliação do trabalho desenvolvido por Emily H. Horton, sob orientação do professor Donald R. Nelson do Integrative Conservation PhD Program do Center for Integrative Conservation Research da University of Georgia (UGA/US)

A defesa da tese, intitulada “Through Multiple Lenses: Explorations of Wellbeing, Knowledge, and Sustainability in Small-scale Fisheries Governance in Marine Extractive Reserve Cururupu, Brazil (MA)”,  aconteceu no último dia 26 de junho.

O trabalho buscou investigar como o período de proibição da pesca de zangaria se sobrepõe aos padrões ecológicos de uma espécie-chave de meios de subsistência (o camarão, Litopenaeus schmitti) e espécies que a proibição visa proteger (sardinhas, Cetengraulis edentulus e Sardinella brasiliensis), além de verificar como a pesca de zangaria e a proibição sazonal de pesca moldam o bem-estar nas comunidades locais.

O trabalho de campo foi realizado durante 13 meses (2016 – 2017) em duas comunidades da RESEX de Cururupu (Ilhas de Peru e São Lucas). Integrou uma das ações do projeto “Caracterização, Manejo, e Aproveitamento da Composição do Sistema de Produção Pesqueiro da Zangaria na Reserva Extrativista de Cururupu, Maranhão (Brasil)”, coordenado pela professora Zafira da Silva de Almeida (docente do PPGRAP e pró-reitora de graduação da UEMA) e aprovado no Edital FAPEMA Nº 01/2014.

Internacionalização

A parceria formalizada via convênio UGA/UEMA tem sido um dos caminhos da internacionalização do PPGRAP/UEMA. Desde 2014 existem trabalhos conjuntos realizados pela equipe do PPGRAP com a equipe do professor Don Nelson (UGA).

Durante a estadia na UEMA, Emily Horton (orientada pelo prof. Don Nelson), ministrou aulas interdisciplinares em português e em inglês para os mestrandos do PPGRAP nas disciplinas ministradas pela professora Raimunda Fortes e Zafira Almeida, abordando temáticas sobre conservação de biodiversidade e recursos pesqueiros.

Participou também de trabalho de campo com alunos de pós-graduação; na criação de artigos e capítulos de livros, recebeu e acompanhou duas estudantes da UEMA (Débora Batista Pinheiro Sousa e Ticianne de Sousa de Oliveira Mota-Andrade) na Universidade da Geórgia; ministrou minicurso bilíngue para professores e estudantes no 2º Café Internacional da UEMA, organizado pela Assessoria de Relações Internacionais da UEMA (ARI), coordenada pelo professor Thales Passos de Andrade.

Por Priscila Abreu