Campus Caxias desenvolveu o projeto VIVA A VIDA: ações de valorização da vida para discentes de uma Escola Pública Estadual

Por em 11 de agosto de 2020

Sem títuloOs atuais elevados índices de suicídio e ideações suicidas na adolescência, caracterizam tal problema como relevante no que tange à saúde pública. Em conformidade com os fatos, um estudo realizado em 2014 concluiu que há a necessidade de serem desenvolvidas estratégias preventivas, por meio de um conjunto de ações que proporcionem a valorização da vida, sobretudo nas escolas. Com isso, acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Caxias realizaram o projeto intitulado “VIVA A VIDA: ações de valorização da vida para discentes de uma Escola Pública Estadual, em Caxias- MA”.

O trabalho foi apoiado pelo edital do PIBEX 2018/2019 da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e teve o objetivo de promover ações de educação em saúde para a valorização da vida entre adolescentes do Centro de Ensino Eugênio Barros, no município de Caxias – Maranhão. Com a realização de atividades lúdicas e debates que melhorassem o conhecimento dos adolescentes sobre depressão e ideação suicida.

Sem título11Além disso, o resultado do projeto possibilitou que a equipe envolvida repassasse aos órgãos responsáveis casos extremos de depressão, ideação suicida, e transtornos mentais afins, para posterior intervenção.

De acordo com a professora orientadora Kelvya, o Bolsista Harrison e as voluntárias Natália e Louise, “com a realização do projeto os alunos despertaram o senso crítico sobre as ações de valorização da vida, bem como descobriram formas de pedir ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) que pode ser acessado 24h e pelo telefone 188 que é gratuito. Por ser descontraído e dinâmico, os alunos esperam sempre com ansiedade os próximos encontros”.

Por Karla Almeida