Edital do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva é lançado na Uema

Por em 21 de agosto de 2020

117813880_3319302061461198_5624212235151679101_oUniversidade disponibiliza 18 vagas para programa de mestrado promovido pela Rede Nacional Profei. Inscrições acontecem de 18/08 a 04/09

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). O programa de mestrado envolve a participação simultânea das instituições de ensino superior associadas. A UEMA é a única instituição da Região Nordeste a integrar a Rede Profei, tendo disponibilizado 18 vagas para o curso no estado do Maranhão. O curso é oferecido na modalidade semipresencial e é intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET).

O objetivo do programa é a formação continuada e em serviço para professores da educação básica pública, promovendo o desenvolvimento de estudantes público-alvo da educação especial, garantindo assim práticas inclusivas e de qualidade. O Profei é constituído por três linhas de pesquisa: (1) Educação especial na perspectiva da educação inclusiva; (2) Práticas e processos formativos de educadores para educação inclusiva e (3) Inovação tecnológica e tecnologia assistiva.

Diferentemente do Mestrado Acadêmico, que enfatiza mais as pesquisas acadêmicas sobre temas relevantes à sociedade como um todo, o Mestrado Profissional tem como foco a transferência do conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho de uma forma mais dinâmica e eficiente. Ou seja, o mestrado profissional foca na atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a experiência do seu público-alvo.

Para o Reitor da UEMA, Prof. Gustavo Costa, o programa atende à uma alta demanda no estado do Maranhão. “Para a UEMA, é uma oportunidade satisfatória poder contribuir com a formação continuada de profissionais da educação, aumentando o repertório de conhecimentos e ajustando práticas diferenciadas, que vão beneficiar um número considerável de estudantes da educação básica pública. Além disso, o curso também aproxima os professores das exigências mais atualizadas do mercado, especificamente na área da educação inclusiva”, comentou o Reitor.

As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional se estendem até o dia 04 de setembro, pelo site seletivoprofei.uemanet.net. Para maiores informações sobre os critérios para participação e processo seletivo, basta acessar o edital em mestradoprofei.uemanet.net.

Sobre o Programa

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). O programa é constituído por uma Rede Nacional de IES. Além da UEMA, também fazem parte: UNESP, UNEMAT, UDESC, UNIFESSPA, UEM, UNESPAR e UEPG, todas instituições estaduais. O mestrado nasceu de uma proposição da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e conta com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Por Laryssa Neves