“Estudantes que Inspiram”: Participação do egresso do Curso de Zootecnia, José Eduardo Costa de Freitas

Por em 19 de agosto de 2020

EI_live_1A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizará na próxima quarta-feira (19), a partir das 16h, a segunda LIVE do projeto “Estudantes que Inspiram” com a participação do egresso do Curso de Zootecnia, José Eduardo Costa de Freitas.

Eduardo Freitas é graduado em Zootecnia (2008-2013). Durante sua graduação desenvolveu projetos de extensão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, na área de avicultura, agricultura familiar e desenvolvimento regional e projetos de Iniciação Científica, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – PPG, nas áreas de ovinocultura, estresse animal e bioclimatologia. Foi integrante do Laboratório de Extensão Rural – LABEX durante 2 anos e colaborou em trabalhos de desenvolvimento social e rural na região dos Lençóis Maranhenses/Munim.

No ano de 2013 ingressou no Mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e desenvolveu a dissertação intitulada “Produção sustentável do camarão de água doce do Pantanal sul Matogrossense para uso ornamental”, defendida no ano de 2015. Durante este período, trabalhou com camarões de água doce do território brasileiro, mais especificamente, com uma espécie recém descrita denominada Camarão-do-Pantanal Macrobrachium pantanalense. Este camarão apresenta grande potencial para o mercado da aquicultura de espécies ornamentais como peixes de aquário e possui ampla viabilidade econômica de cultivo e comercialização. Realizou pesquisas na área de nutrição proteica e desenvolvimento do camarão em sua fase inicial de vida, considerada a mais crítica na produção de diversas espécies aquáticas.

Iniciou o Doutorado em 2015, na área de Biologia e Ecologia das Alterações Globais realizado por meio de um convênio entre a Universidade de Aveiro, Portugal (UA-PT) e a UEMS. Produziu a tese intitulada “Efeito de diferentes cenários tróficos e ambientais no ciclo de vida de camarões Palaemonídeos (Macrobrachium e Palaemon)”, defendida no ano de 2018 na UA. Trabalhou com o desenvolvimento trófico e transgeracional de camarões de água doce e marinhos, estudos nutricionais e mitigação de impactos ambientais e antrópicos no desenvolvimento destes animais.

Após a defesa da tese de doutoramento, ingressou como pesquisador no projeto intitulado “Criação de Salmo salar (salmão-do-atlântico) em sistemas de tanque-rede em alto mar na costa de Portugal”. Neste projeto realiza trabalhos de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos salmonídeos nomeadamente, mensurações, pesagens, índices de crescimento, conversões alimentares, dietas nutricionalmente balanceadas para cada fase de vida do peixe e o comportamento de desenvolvimento dos salmões em jaulas submersíveis localizadas no mar português. Esta pesquisa faz parte de um projeto da União Europeia de desenvolvimento da aquicultura marinha e conta com a parceria de empresas portuguesas e norueguesas junto à Universidade de Aveiro.

A transmissão será no YouTube /CCULTURA-UEMA.

Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=MooipLQ680k&feature=youtu.be.

Participe!

Por Karla Almeida