Professora do Campus Caxias lança curso de extensão e livro voltados para a Educação Inclusiva

Por em 31 de agosto de 2020

A Profa. Dra. Márcia Raika e Silva Lima, do Departamento de Educação do Campus Caxias, diante do atual cenário de pandemia da COVID 19, deu continuidade às ações do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX). Ela está desenvolvendo um curso de formação em educação especial e inclusiva com foco no aluno com altas habilidades/superdotação, com professores da rede pública de Caxias através de atividade remota, que ocorrerá em três finais de semana, totalizando 20h.

O objetivo do Curso de Extensão é possibilitar aos professores a identificação do aluno com  Altas Habilidades/Superdotação em escolas públicas de Caxias, tirando-os da invisibilidade.

O título do projeto do PIBEX é: “Sabidinho ou Sabidão? Não, com indicadores de altas habilidades e superdotação”, que originou a formação de professores. Na abertura dos trabalhos do Curso de Extensão, ocorrida na última semana, houve o lançamento de seu livro, intitulado “Alunos da Educação Especial Incluídos na Escola de Educação Básica: Significações de Professores”.

IMG-20200828-WA0010

A UEMA vem discutindo com seus acadêmicos a temática da educação especial e inclusiva. Constatou-se que a maioria das escolas já se considera inclusiva, por oportunizarem o acesso desses alunos na escola regular mas que, ainda, necessitam de conhecimentos teóricos e práticos para que esse grupo especial de educandos tenha permanência ao longo do ano letivo, com qualidade na escola.

De acordo com a autora da obra “a partir disso surgiu o II Curso de Extensão, mediado pelo PIBEX, para discutir sobre a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, proporcionando aos interessados na área informações que contribuirão para o desenvolvimento da sua ação docente”.

A professora Márcia prossegue, “o contexto da Educação Especial e Inclusiva enlaça para a necessidade constante de formação para que haja compreensão e aceitação dos alunos na Educação Especial, sobretudo aqueles com AH/SD, tornando a sua inclusão mais próxima da efetivação. Além dos professores, temos como público da formação 20 alunos do Campus Caxias”, explica.

Por: Emanuel Pereira.