UEMA PESQUISA: Taxonomia de Leptophlebiidae Banks.1900( Insecta: Ephemeroptera) para o Estado do Maranhão.


Por em 28 de agosto de 2020



Ninfa de Leptophlebiidae

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) apresenta na segunda edição do UEMA Pesquisa, o trabalho: “Taxonomia de Leptophlebiidae Banks.1900 (Insecta: Ephemeroptera) para o Estado do Maranhão,” pesquisa desenvolvida pelo mestrando Stênio Raniery de Sousa Nascimento, orientador Carlos Augusto Silva de Azevedo e coorientador Lucas Ramos Costa Lima.

Os efemerópteros (Ephemeroptera) são uma ordem de insetos aquáticos, popular e  presentes no mundo todo, exceto na Antártida. Na pesquisa apresentada uma lista de verificação e novos registros de Leptophlebiidae (Ephemeroptera) foram apresentados para o estado do Maranhão, região Nordeste do Brasil. Foram identificados 15 gêneros e 20 espécies de Leptophlebiidae , sendo que no Maranhão aumentou de três para 21 o número de espécies.

“A ideia inicial do estudo se deu pelo fato de ocorrer poucos trabalhos sobre a ordem Ephemeroptera no estado do Maranhão e se tratando da família Leptophlebiidae até então só existia o registro de uma única espécie. A maioria dos estudos publicados para o Maranhão são ecológicos e os dados apresentados na sua grande maioria chegam somente até nível genérico,” ressalta o pesquisador Stênio Raniery.

Essa baixa representatividade está relacionada ao pequeno número de pesquisadores taxonomistas no Estado o que acaba gerando baixo conhecimento sobre a diversidade de Ephemeroptera tanto para a região Nordeste quanto para o Maranhão.

“Para a realização deste estudo tivemos a colaboração do pesquisador especialista Prof. Dr. Lucas Ramos Costa Lima da UESPI de Campo Maior para auxiliar na identificação das espécies.Para as coletas em campo tivemos o auxílio de pesquisadores do Laboratório de Entomologia Aquática – LEAq do CESC UEMA.”

Com a realização da pesquisa e os trabalhos publicados foi possível colocar o estado do Maranhão em evidência sobre o conhecimento da família Leptophlebiidae como também para a ordem Ephemeroptera. Foi possível descrever espécies novas e estágios de vida desses insetos ainda desconhecidos. Novos registros foram publicados para o estado do Maranhão,para a região Nordeste e para o Brasil.

“O próximo passo é publicar mais três espécies novas para o Estado, uma delas referente ainda a pesquisa da dissertação, onde já se encontra em processo de publicação. As outras duas foram encontradas nesse ano de 2020 e ainda está em processo de descrição e elaboração do manuscrito. Eu fui aprovado recentemente para o curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo INPA onde vou da continuidade as pesquisas relacionadas a ordem Ephemeroptera. Esta pesquisa sem dúvida servirá de ponto de partida para futuros trabalhos de taxonomia, sistemática, ecologia entre outras áreas de pesquisa  ,”conclui o pesquisador.

Confira os artigos completos publicados:

– A new species of Traverella Edmunds, 1948 (Ephemeroptera: Leptophlebiidae) from Brazil https://doi.org/10.11646/zootaxa.4619.1.12

– Description of the nymph of Thraulodes sternimaculatus Lima, Mariano & Pinheiro, 2013 (Leptophlebiidae: Ephemeroptera) from Northeastern Region of Brazil https://doi.org/10.11646/zootaxa.4683.2.7

– The nymph of Hermanellopsis arsia Savage & Peters, 1983 (Ephemeroptera: Leptophlebiidae) from Brazilian Northeastern Region

https://doi.org/10.11646/zootaxa.4768.4.10

– Leptophlebiidae Banks, 1900 (Insecta, Ephemeroptera) from Maranhão state, Brazil https://doi.org/10.15560/16.3.579

O programa UEMA Pesquisa é mensal e pode ser acompanhado através de nossas redes sociais oficiais: instagram, twitter youtube e facebook.

Por: Priscila Abreu



Últimas Postagens