A UEMA desenvolve projetos de extensão em 50 municípios maranhenses

Por em 30 de setembro de 2020

Mapa programas de extensão 2019 2020A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade Estadual do Maranhão – Uema e os demais setores da sociedade (FORPROEX,2015, Resolução nº 1 409/2019-CEPE/UEMA).

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis-PROEXAE, desenvolveu no exercício 2019-2020 cinco Programas de Extensão:

1. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO – PIBEX
  2. PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA – ACOLHER
  3. PROGRAMA INSTITUCIONAL MAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
  4. PROGRAMA EXTENSÃO PARA TODOS
  5. PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLUNTÁRIA

Os programas de extensão são executados por meio de projetos que desenvolvem um conjunto de atividades processuais e contínuas, de caráter educativo, cultural, científico, tecnológico e político, com objetivo definido e prazo determinado, que cumpra o preceito da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

As ações dos 371 projetos de extensão foram desenvolvidas em 50 municípios maranhenses. Os municípios com maior número de projetos sendo executados foram São Luís (128 projetos), Caxias (90), Bacabal (20), Balsas (17) e Santo Amaro do Maranhão (10).