Acadêmica de veterinária realiza capacitação online de boas práticas agropecuárias na produção leiteira


Por em 25 de setembro de 2020



IMG-20200925-WA0087

Com o objetivo de contribuir com a produção agropecuária maranhense, mais especificamente na cadeia do leite, a acadêmica do curso de veterinária da UEMA, Ana Isabela Lima Ribeiro, sob a orientação da professora Larissa Sarmento dos Santos, desenvolveu o projeto “Implementação de Boas Práticas Agropecuárias na Produção Leiteira no Município de Cajari – MA”.

O projeto contou no primeiro momento com uma pesquisa bibliográfica, entrevistas com produtores rurais e visita de acompanhamento das práticas de ordenha da região. Com a coleta dos pontos críticos e gargalos da produção, a equipe realizadora identificou quais processos poderiam ser corrigidos e melhorados através da implementação das boas práticas agropecuárias.

Posteriormente foi elaborado assim um material explicativo em forma de cartilha para a capacitação dos produtores envolvidos no projeto, visando melhorar a qualidade do alimento e da produção, além da manutenção da saúde de seus animais.

Devido a pandemia de COVID-19, a capacitação presencial tomou um novo rumo e foi escolhido pela equipe a continuação do projeto através da plataforma online do YouTube, com a criação do canal BPA Produção Leiteira. O canal conta com 8 vídeos aulas elaboradas com os temas da cartilha e tem o intuito de disseminar para o maior número de pessoas possíveis como as boas práticas agropecuárias podem ser aplicadas de maneira simples e com bons resultados dentro da cadeia do leite.youtube-2

A equipe ainda planeja um retorno presencial ao município de Cajari para capacitação presencial dos produtores quando for possível.

O projeto possui apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Por Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens