ARTIGO: Ações para potencializar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em São João do Sóter

Por em 9 de setembro de 2020

WhatsApp Image 2020-07-20 at 12.16.12Na Revista Práticas em Extensão, alunos e professores podem divulgar o seu trabalho, em formato de Relato de Experiência Extensionista, fruto de seus projetos de extensão universitária. Conheça a experiência de promoção de  políticas públicas de acesso à mercados para agricultores familiares do município de São João do Sóter-MA. Este artigo foi publicado na última edição da revista.

__________________________________________

Ações para potencializar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em São João do Sóter, Maranhão

RESUMO:
No município de São João do Sóter – MA, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE opera muito aquém do esperado, quanto a aquisição dos produtos da agricultura familiar. Em São João do Sóter os produtores do município não participam do programa. Assim, este projeto visou aumentar a participação dos agricultores familiares do município no PNAE. Para isso, foi utilizada a metodologia participativa, sendo realizado um diagnóstico para conhecer como operava o programa no município. Após a análise do diagnóstico, foram apresentados os resultados e proposto aos gestores públicos sugestões de melhorias e também foi elaborado um plano de trabalho com a participação dos gestores públicos. Foi verificado pouca articulação entre os gestores públicos na operacionalização do PNAE. No entanto, devido a ampla divulgação e orientação de como participar do programa, conseguiu-se que, em 2019, 12,8% do orçamento fosse usado com a aquisição de produtos da agricultura familiar do município.

Por: Thaires Ferreira Nascimento; Romel Pinheiro
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Timon