Café sustentável: UEMA e MPMA celebram acordo em prol do meio ambiente

Por em 21 de setembro de 2020

IMG_7780

Reitor, procurador-geral de justiça, coordenadora do Café Sustentável, professores da UEMA e membros do MPMA

Na manhã desta segunda, 21, a Universidade Estadual do Maranhão e o Ministério Público do Maranhão assinaram acordo de cooperação técnica que visa a implantação do projeto “Café Sustentável”. O evento aconteceu em área livre na sede da Procuradoria de Justiça do Maranhão, no bairro Jaracaty, em São Luís, e contou com presença de professores, autoridades e alunos das duas Instituições.

O projeto, que tem a coordenação da professora da UEMA Ariadne Ennes Rocha, consiste no reaproveitamento das borras de café, utilizadas nas cantinas do Ministério Público e que seria descartada no meio ambiente, para a produção de produtos como sabonetes, esfoliantes, além de adubo, contribuindo assim para a redução de impactos no meio ambiente. Além disso, o “Café Sustentável” visa a capacitação através de cursos e palestras, produção e distribuição de mudas e implantação da trilha ecológica na área do Ministério Público.

De acordo com o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira Costa, um projeto como esse dá um sentido muito vigoroso de urgência para a forma como nós agimos no meio social “Nós, que preenchemos esse quadrado civilizatório da história, precisamos nos conscientizar e agir o quanto antes. O sentindo de urgência sinaliza um ponto muito importante: não podemos pensar que estamos fazendo isso para gerações futuras, mas sim para nossa geração. Assistimos nos noticiários às queimadas, à degradação das florestas, à perda dos ecossistemas… As consequências disso tudo será um preço que nossa geração terá de pagar e não somente as futuras”, frisou Costa.

O reitor destacou ainda que esse lamentável cenário pandêmico que ainda vivemos, onde precisamos manter cuidados especiais, usar máscaras e manter distanciamento não passou, logo, “o risco eminente é convivermos por muito tempo nesse estado atual, com vários fatos de maior ou menor escala, se não entendermos que vivemos em um ecossistema. E nossas atitudes, das menores às maiores, serão determinantes para reequilibrar as forças e as relações entre todos os seres vivos e o nosso planeta”, sublinhou.

Tão logo, a aproximação entre as Instituições é fator importante para o avanço social. “Eu fico muito feliz de trazer a UEMA como representante para o estreitamento do convívio com o Ministério Público, que para além do seu papel institucional, mostra também que é uma instituição de conhecimento no tocante a promover a educação e a conscientização ambiental”, concluiu.

O Procurar Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Jorge Hilluy Nicolau, ratificou que o todos têm a obrigação de se preocupar e cuidar da natureza. “Sem ela não poderemos ir a lugar algum. Por isso, essa parceria com a UEMA é se suma importância, pois é um acordo para cuidar de um bem de todos: o meio ambiente”.

Para a coordenadora do “Café Sustentável”, Ariadnes Ennes Rocha, esse foi um momento importante de celebração em prol da diminuição do impacto social. “Celebramos uma mudança de atitude, motivada pela responsabilidade socioambiental. É um momento de sensibilização, conscientização e mudança de atitude em prol da diminuição do impacto sob o meio ambiente”, afirmou.

Capacitações sobre educação ambiental e sustentabilidade

IMG_774655

O Termo, assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e pelo reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, também atenderá aos eixos do Projeto Integrar do MPMA, que visa o desenvolvimento de uma política institucional, por meio da capacitação dos servidores e membros do Ministério Público, acerca das práticas sustentáveis voltadas à preservação do meio ambiente e à racionalização dos recursos públicos.

Assim, o Projeto “Café Sustentável”, contempla capacitações por meio de duas palestras sobre o Plano Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão e Educação e Sustentabilidade, assim como a realização de quatro oficinas referentes a compostagem, reuso da borra de café, horta em casa e produção de mudas.

A equipe técnica será composta por alunos e professores do curso de Agronomia da UEMA, integrantes da Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA e servidores do MPMA que atuam no Projeto Integrar. A decisão sobre realização presencial, à distância ou híbrida das palestras e oficinas será determinada de acordo com as normas sanitárias vigentes no Maranhão.

Implantação da trilha ecológica

IMG_7761111

O convênio celebra ainda a criação de uma trilha no MPMA. Esse será um espaço educativo, de forma circular, e para caminhadas leves e autoguiadas, visando, assim, a incorporação dos princípios ecológicos e da educação ambiental. O percurso será definido após a avaliação do local e dos recursos naturais.

Também estão previstas medidas para o desenvolvimento do plantio de árvores na PGJ. A UEMA, por meio da professora e orientadora do projeto, Ariadne Enes Rocha, destinou algumas mudas de plantas ao Ministério Público, são elas: bordão velho, aroeira, ipês, nim, sapoti, pau brasil, jabuticaba, pitanga, oiti, bacuri pari rugoso, bacuri pari liso e acerola.

O plantio foi realizado na última sexta-feira, 18, por membros do MPMA, alunos da UEMA e a professora Ariadne.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Presidente