Grupo de pesquisas do Curso de História Campus Caxias inicia Ciclo de Palestras

Por em 15 de setembro de 2020

IMG-20200915-WA0004A Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, realiza nesta terça, dia 15 de setembro, às 19hs, a abertura do Ciclo de Palestras, organizado pelo Grupo de Pesquisas de Histórias do Maranhão e pelo LABOR (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Histórias do Maranhão).

O palestrante convidado é o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGL/PROFLETRAS, Cícero Barros Feitosa Filho, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.  O tema será: “Maria Firmina dos Reis – da invisibilidade a ícone da escrita feminina na Literatura Brasileira oitocentista”.

O Ciclo de Palestras é organizado pelas professoras Salânia Melo, Joana Batista e Denise Salazar. A professora Salânia Melo disse: “Esse Ciclo de Palestras já vem sendo desenvolvido desde 2017 e procura atender às necessidades do Curso de História da UEMA, com palestras voltadas para a História do Maranhão, Memórias, Patrimônio e Ensino. Há uma previsão de palestras tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Elas ocorrem antes da realização do Seminário de Memórias de Caxias, evento organizado pelo mesmo grupo de pesquisas, que ocorre no mês de novembro”.

Do Ciclo de Palestras participam professores, pesquisadores, doutores e mestres. Também há a participação de alunos recém graduados, que dizem como trabalharam na pesquisa dos seus TCC’s, ou como experienciaram o manuseio de documentos históricos.

O evento ocorre pelo Google Meet: https://meet.google.com/iuf-wkwr-jtf.

Por Emanuel Pereira