UEMA disponibiliza acolhimento psicológico on-line para comunidade acadêmica

Por em 11 de setembro de 2020

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, disponibiliza à comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) acolhimento psicológico on-line a partir desta sexta (11 de setembro).

Os atendimentos devem ser agendados por meio do link https://www.agendamento.uema.br/login.

Para realizar o agendamento, os técnicos administrativos, docentes e discentes deverão dispor de matrícula, CPF, e-mail e número de telefone celular.

Após o acesso, será disponibilizado o nome do psicólogo com os dias e horários disponíveis para o atendimento, respeitando a Unidade da UEMA a qual o servidor esteja vinculado. O servidor ou discente deverá escolher e marcar o dia e horário para atendimento.

Após o agendamento, o psicólogo receberá um e-mail informando o dia, o horário e o nome do usuário que realizou o agendamento.

A oferta de acolhimentos remotos acontecerá enquanto houver o período de quarentena e as diretrizes para distanciamento social veiculadas pelo Ministério da Saúde.

ATENDIMENTO

Os atendimentos seguirão a Resolução n.º 4, de 26 de março de 2020, do Conselho Federal de Psicologia, sendo individualizados, com duração de 40 minutos, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário disponível e agendado com o respectivo psicólogo, que atenderá aos Centros de Ensino do interior ou Campus Paulo VI.

No dia e horário agendados, o servidor e/ou discente deverá acessar a plataforma Microsoft Teams, com login e senha, pelo endereço <https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/group-chat-software?rtc=1>.

Para facilitar o atendimento, cada usuário deverá acessar a plataforma cinco minutos antes do horário marcado. Após o acesso, o psicólogo enviará o convite ao usuário para iniciar o atendimento.

Durante o horário agendado, o psicólogo estará à disposição, desde que não ultrapasse o tempo determinado para o atendimento.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O ATENDIMENTO

1. O servidor ou discente deverá estar em um ambiente privativo, fechado, onde ninguém possa interromper ou participar do atendimento, para que seja respeitado o sigilo.
  2. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a gravação do atendimento.
  3. Por motivos éticos, o servidor ou discente não poderá estar em acompanhamento, remoto ou não, com outro psicólogo.
  4. O acolhimento remoto não terá caráter de psicoterapia.
  5. Com o objetivo de preservar o sigilo característico da ética profissional de Psicologia, o atendimento não terá mediação de profissionais de TI da Uema.

LISTA DE PSICÓLOGOS QUE ATENDERÃO NOS RESPECTIVOS CENTROS E CAMPUS PAULO VI

Itapecuru-Mirim e São João dos Patos