UEMA realiza pesquisas que envolvem mulheres em situação de violência 


Por em 23 de setembro de 2020



foto 5 (1)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulga pesquisas sobre Violência contra a Mulher realizadas desde 2017 na Delegacia da Mulher, Casa das Marias e na Penitenciária de Balsas. A área de concentração da pesquisa foi Linguística Aplicada e a linha de pesquisa Interação e Práticas Discursivas, sendo a metodologia utilizada a Análise da Conversa e Análise da Conversação. A iniciativa tem como orientadora a professora Marta Helena Facco Piovesan.
De acordo com a orientadora professora Marta Helena Facco Piovesan, a metodologia utilizada para tais pesquisas é pouco conhecida aqui no Brasil, Análise da Conversa Etnometodológica e Análise da Conversação. “Reafirmo que essa metodologia só é desenvolvida no RS pela UNISINOS e pela URGS e no RJ pela UFRJ e, agora, no Maranhão pela UEMA”, disse ela.
Foto 1 (1)

A primeira pesquisa foi realizada no ano de 2017, com o tema “O Discurso da Violência: uma investigação linguística da violência de gênero na Delegacia da Mulher de Balsas/MA”, encabeçada pela bolsista PIBIC Thainara de Sousa Maia.  O intuito foi compreender a linguagem como prática social e investigar a construção de sentidos na formação de identidades de mulheres violentadas por meio de seus discursos, assim como dos discursos dos profissionais que as atendem, na Delegacia em questão.

O método utilizado foi a Análise da Conversa. Como resultado foram diagnosticadas cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

A segunda pesquisa foi realizada no ano de 2018, com o tema “Mulheres em situação de violência: posicionamento e status espistêmico na fala-em-interação”, baseada no TCC de Thainara de Sousa Maia. O objetivo foi apresentar uma análise do posicionamento e domínio epistêmico da fala-em-interação ocorrida entre uma mulher que passou por situação de violência e um profissional de uma instituição de enfrentamento à violência contra a mulher. O método utilizado foi a Análise da Conversa Etnometodológica.

A terceira pesquisa iniciou em 2019 e ainda está em andamento sobre “Análise linguística da percepção da mulher em relação à violência doméstica e familiar”, encabeçada por Ingrid Maria Lima de Mendonça. Para a a efetividade da pesquisa serão coletados e analisados relatos de algumas vítimas que foram acolhidas pela Instituição Casa das Marias, em Balsas – MA. A instituição mencionada é mantida com doações, os profissionais dedicam-se voluntariamente na prestação de serviços às vítimas, procurando ajudar de todas as formas possíveis no resgate e preparação dessas mulheres para enfrentar o problema.

O objetivo é analisar a percepção da mulher em relação à violência sofrida, construída linguística e textualmente com base no seu discurso. A metodologia que está sendo utilizada é a Análise da Conversa Etnometodológica.

A quarta e última pesquisa está sendo realizada agora em 2020 e trata da “Construção de identidades e estigmas nas narrativas das mulheres detentas da Unidade Prisional de Balsas/MA”, encabeçada pela pesquisadora PIVIC Alane Karolliny Souza Costa.  O estudo se baseia  na ideia de que há uma magnitude relacionada com o problema do crescimento populacional feminino no sistema prisional do Brasil e as condições que essas mulheres estão submetidas por meio do sistema institucional.

O objetivo é analisar como as identidades são construídas linguística e textualmente nas narrativas de histórias de vida das mulheres detentas da Unidade Prisional na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão, refletindo sobre o modo como o estigma da criminalidade é ressignificado em interação. Tem como metodologia utilizada a Análise da Conversação.

Por Paula Lima


Últimas Postagens