Aula Inaugural virtual dos Cursos de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e Gestão Educacional e Escolar aconteceu hoje

Por em 16 de outubro de 2020

aula inaugural

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), realizou, nesta sexta (16), a Aula Inaugural on-line dos Cursos de Pós-Graduação a distância em Psicologia da Educação e Gestão Educacional e Escolar, ofertados gratuitamente por meio da destinação de emenda parlamentar do Deputado Estadual Duarte Júnior.

Ambos os cursos são exclusivos para professores de São Luís e região metropolitana que atuam na rede básica de ensino.

“Neste momento, a educação a distância acabou se demonstrando um instrumento indispensável para mitigarmos os efeitos da pandemia no processo de aprendizado. Temos absoluta compreensão da nossa responsabilidade institucional com a formação continuada daqueles que atuam ou atuarão na educação básica. A pandemia alterou a lógica de funcionamento da vida de todos nós, das instituições e governos para enfrentamento de uma doença cruel e isso fez com que a Psicologia da Educação e a Gestão Educacional e Escolar assumissem contornos ainda mais importantes e mais urgentes”, explicou o reitor Gustavo Costa.

Para a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, a UEMA cumpre com eficiência e eficácia a missão formar pessoas em todos os níveis e modalidades.

“A iniciativa da UEMA em ofertar cursos de Pós-Graduação EaD para os professores da rede pública de São Luís e região metropolitana é uma ação que faz parte da história da nossa universidade. A UEMA, com o seu compromisso com a formação de professores, cumpre com sua grande missão de levar conhecimento em todos os níveis e em todos os tipos de modalidade. Nesta perspectiva, a oferta desses dois cursos na modalidade a distância mostra a expertise da IES, reconhecida em nível estadual e nacional, em fazer um trabalho de formação de modo muito eficiente e eficaz, principalmente, se considerarmos o momento de pandemia que requer a prática do distanciamento social”, comentou.

Já pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Rita Seabra destacou a importância da formação continuada e o incremento de pesquisas relacionadas à prática docente dos que agora ingressam nos cursos de especialização da UEMA.

“Estamos diante de um público selecionado e bastante diferenciado porque já está no mercado de trabalho, portanto, o que esperamos é que as pesquisas que vão culminar em Trabalho de Conclusão de Curso tenham foco nos problemas ou situações que encontram no dia-a-dia de vocês. Isso gerará um produto com perspectivas de produção científica que redundará em ganho duplo, ou seja, vocês vão poder conquistar a titulação e também disponibilizar conhecimento para a sociedade”, disse.

Durante o evento, os novos alunos foram acolhidos por membros da Gestão Superior e pelos coordenadores Maria José Fiquene, do Curso de Especialização em Psicologia da Educação; e Joaires Santos Ribeiro, do Curso de Especialização em Gestão Educacional e Escolar.

Após as apresentações, os estudantes participaram da palestra “Formação continuada: as transformações da prática docente no contexto de pandemia e pós pandemia”, ministrada pelo Doutor em Ciências Sociais e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Portugal) e professor da Universidade Aberta de Portugal, Antônio Moreira.

Por: Débora Souza