No dia do professor, UEMA inaugura auditório do Campus Santa Inês e assina Edital para conclusão da obra do CEMPEA

Por em 15 de outubro de 2020

UEMA-3
A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou nesta quinta, 15, o Auditório Vale do Pindaré do Campus Santa Inês durante solenidade virtual, com a presença do Governador do Estado, Flávio Dino. Durante o evento, também foi assinado o Edital de Licitação do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca – CEMPEA no Campus Paulo VI da UEMA. Agora, o Governo retomará a construção financiando a continuidade das obras, com um investimento no valor de R$ 4.060.561,83.

Auditório Vale do Pindaré do Campus Santa Inês

O espaço inaugurado nesta quinta, 15, no Campus Santa Inês, é todo climatizado e tem capacidade para 169 lugares. O valor da obra foi em torno de R$ 1.615.827,52, com recurso do tesouro estadual.

De acordo com o Reitor da UEMA, Gustavo Costa, essa era uma reinvindicação antiga da comunidade acadêmica. “Esse será um espaço destinado a reuniões, eventos e encontros tão demandados por diretores, professores, alunos e servidores do Campus”, frisou.

No Campus Santa Inês são ofertados os seguintes cursos: Enfermagem, Letras, Pedagogia, Matemática, História, Ciências Sociais, Tecnologia em Rede de Computadores (PROFTEC), Administração Pública (EaD), Física Licenciatura (EaD), Tecnologia de Gestão Comercial (EaD), Tecnologia de Alimentos (EaD), Tecnologia de Segurança do Trabalho (EaD).

Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca

UEMA-2

A construção do prédio do CEMPEA teve início em setembro de 2011 e foi executada até setembro de 2014, com conclusão de somente 45,39% da obra. Fatores como a mudança no vínculo da Secretaria (antes ligada ao Ministério da Pesca e Aquicultura – extinto em outubro de 2015), atualmente, vinculada ao Ministério da Agricultura, fizeram com que os recursos destinados à obra fossem retidos, na época.

Com a assinatura do Edital de Licitação, o Governo do Estado retoma a construção financiando a continuidade das obras, com um investimento no valor de R$ 4.060.561,83.

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura – CEMPEA compreende um complexo arquitetônico projetado para a área de domínio da Cidade Universitária Paulo VI com 8,28 ha e perímetro de 1.231,25 m, que será composto por salas de aula, laboratórios e um conjunto de Tanques Criatórios e Lagoas.

O Governador do Estado, Flávio Dino, afirmou que esse é mais um investimento para aprimorar o fazer acadêmico na Universidade Estadual do Maranhão, que é um verdadeiro tesouro do nosso Estado.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, relembra a história do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca. “O CEMPEA é um projeto da UEMA existente há uma década. De início buscamos recurso do Governo Federal para desenvolver esse empreendimento. Mas, no ano de 2018, fomos obrigados a interromper o convênio, pois não havia mais recursos necessários para dar prosseguimento à obra. À medida que os anos foram passando,  a necessidade de dispor desse centro na Instituição só aumentou, pois passamos a receber mais alunos e almejamos consolidar nossa linha de pesquisa nessa área de conhecimento. Há cerca de dois anos, o governador Flávio Dino esteve na UEMA e assumiu o compromisso de continuar e finalizar a obra, para oferecer aos alunos e professores as condições ideais para o trabalho acadêmico”, sublinhou o professor Gustavo Costa.

O CEMPEA tem como objetivo promover, no ensino, pesquisa e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado, como também capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado. Na área da pesquisa, se propõe à promoção dos estudos de novas espécies da pesca para cultivo, e na validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.

Por: Paula Lima e Walline Alves