UEMA e CAPES firmam parceria para oferta de cursos abertos on-line e gratuitos

Por em 16 de outubro de 2020

capes_uema (1)Plataforma de cursos abertos da UEMA ofertará cinco cursos gratuitos e on-line para professores e estudantes de licenciatura.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) firmaram uma parceria em prol da formação de professores em todo o território nacional. A parceria disponibilizará 300 mil vagas em cinco cursos gratuitos de qualificação on-line, ofertados pela plataforma de cursos abertos da UEMA, a ESKADA. Os cursos, que têm início em novembro de 2020 e se estendem durante todo o ano de 2021, têm como público-alvo professores e alunos de licenciatura. As inscrições acontecem de 15 de outubro a 15 de novembro, pelo site eskadauema.com.

O objetivo é promover a formação de profissionais da educação básica no uso de tecnologias e ferramentas on-line tanto nos ambientes virtuais de aprendizagem quanto em sala de aula, no retorno gradual das atividades presenciais. Os cursos focam na produção de conteúdo, materiais e ferramentas tecnológicas e no comportamento de mediação necessários para o novo ambiente educacional virtual. Desta forma, a parceria visa preparar professores para enfrentar os reflexos e consequências do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus na área da educação.

Para o Reitor da UEMA, Professor Gustavo Costa, a iniciativa pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, neste período desafiador. “A formação de professores é um tema que deve ser tratado de uma forma prioritária, principalmente se considerarmos o cenário atípico em que estamos vivendo no momento. A pandemia e as suas consequências forçaram profissionais da educação a uma rápida e intensa adaptação. Dessa forma, a parceria com a CAPES se torna muito valorosa pela oportunidade de crescimento e fomento à formação de professores no Brasil para o uso adequado das tecnologias educacionais”, comentou o professor.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, considera que “uma nação se desenvolve à medida em que investe em educação, e as atualizações metodológicas são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. O uso de metodologias mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação, mais do que nunca, precisa ser incentivado. Não se pode pensar em melhoria do processo de ensino e aprendizagem sem investir na qualificação contínua do professor”. Aguiar assegura que a CAPES está profundamente engajada “nessa missão de valorizar o professor no Brasil”.

Plataforma ESKADA-UEMA

Criada em 2014, a plataforma de cursos abertos da UEMA oferece capacitação de qualidade e alinhada às exigências do mercado. Inovadora, dinâmica e intuitiva, a plataforma mantém-se em constante atualização no uso de tecnologias e no desenvolvimento de projetos de qualificação profissional. Com mais de 400 mil alunos em todo o Brasil e em outros 59 países, a ESKADA possui um catálogo com quase 30 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

“ESKADA permite que as pessoas, a qualquer tempo e em qualquer local, encontrem um campo de aprendizagem livre e com conteúdos de acordo com as suas necessidades profissionais e pessoais. A meta é incentivar a capacitação e a busca constante pelo conhecimento em diversas áreas, levando em consideração propostas inovadoras de tecnologia”, observou o Reitor da UEMA. A partir de novembro, serão ofertados os cursos de “Como Produzir Videoaulas”, “Mediação em EaD” e “Desenho Didático para o Ensino On-line”. Em fevereiro, os cursos “Multimeios em Educação” e “Psicologia na Educação” também estarão disponíveis.

Por Laryssa Neves