UEMA inaugura auditório do Campus Santa Inês e assina Edital para conclusão da obra do CEMPEA

Por em 14 de outubro de 2020

IMG-20201013-WA0047A Universidade Estadual do Maranhão inaugura, dia 15 de outubro,  às 10h, o Auditório Vale do Pindaré do Campus Santa Inês durante solenidade virtual. Na ocasião, ainda será assinado o Edital de Licitação do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca – CEMPEA no Campus Paulo VI, o qual será concluído.

A solenidade será transmitida pelas redes sociais oficiais do Governo do Estado.

Auditório Vale do Pindaré do Campus Santa Inês

O espaço terá capacidade para 169 lugares, todo climatizado e com valor da obra em torno de R$ 1.615.827,52, com recurso do tesouro estadual. No Campus são ofertados os seguintes cursos: Enfermagem, Letras, Pedagogia, Matemática, História, Ciências Sociais, Tecnologia em Rede de Computadores (PROFTEC), Administração Pública (EaD), Física Licenciatura (EaD), Tecnologia de Gestão Comercial (EaD), Tecnologia de Alimentos (EaD), Tecnologia de Segurança do Trabalho (EaD).

CEMPEA

A construção do prédio do CEMPEA teve início em setembro de 2011 e foi executada até setembro de 2014, com conclusão de somente 45,39% da obra. Fatores como a mudança no vínculo da Secretaria (antes ligada ao Ministério da Pesca e Aquicultura – extinto em outubro de 2015), atualmente, vinculada ao Ministério da Agricultura, fizeram com que os recursos destinados à obra fossem retidos, na época.

Com a assinatura do Edital de Licitação, o Governo do Estado retoma a construção financiando a continuidade das obras, com um investimento no valor de R$ 4.060.561,83.

O Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura – CEMPEA compreende um complexo arquitetônico projetado para a área de domínio da Cidade Universitária Paulo VI com 8,28 ha e perímetro de 1.231,25 m, que será composto por salas de aula, laboratórios e um conjunto de Tanques Criatórios e Lagoas.

Objetiva promover, no ensino e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado, como também capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado. Na área da pesquisa, se propõe à promoção dos estudos de novas espécies da pesca para cultivo, e na validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.