UEMA realiza a palestra “Metodologias Ativas no ensino remoto”


Por em 8 de outubro de 2020



Nova ImagemA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da ação formativa “Cesta Digital”, em parceria com o Programa Graduação 4.0 da Pró-Reitoria de Graduação, oferece aos professores da UEMA, alunos das licenciaturas e a comunidade em geral a Palestra “Metodologias Ativas no ensino remoto”, promovida pelo Grupo de pesquisa  CNPq/UEMA “Práticas educativas, desenvolvimento humano e formação de professores na era digital (GP-PDF)”, coordenado pelas professoras Fátima Rios, Sandra Passinho, Júlia Constança e Heloisa Varão (CECEN/UEMA).

A palestra objetiva discutir os papéis e as ações do aluno e do professor no ensino remoto, na perspectiva das Metodologias Ativas.

O evento on-line será via Plataforma Microsoft Teams, no dia 09 de outubro, às 18h, e contará com a mediação da Profa. Dra. Fátima Rios (CECEN/UEMA).

Professores e alunos da Universidade deverão acessar a live com o e-mail institucional, preferencialmente. Demais interessados podem acessar a sala com o e-mail usual. Aqueles que ainda não fazem uso do Teams poderão baixar o aplicativo em seus dispositivos ou acessar diretamente o site da Plataforma Microsoft Teams pelo link indicado abaixo.

Acesse a live pelo link: https://tinyurl.com/metativaslilianbacich .

Sobre a convidada

A convidada, a  Profa Dra. Lilian Bacich, é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). É cofundadora da Tríade Educacional. Tem ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Especialista do Movimento pela Base, participou de formações que auxiliaram os redatores na produção dos currículos estaduais alinhados à BNCC; produziu, pela Tríade Educacional e disponibilizados no site do MEC, itinerários formativos com foco em STEAM. Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades. Professora de curso de extensão em Metodologias Ativas na PUC-COGEAE.  Colaborou na redação dos referenciais curriculares para a elaboração dos itinerários formativos. Produz materiais para diferentes centros, institutos e fundações, entre eles Fundação Lemann e Cieb. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula, Editora Penso.



Últimas Postagens