Projeto “Sistema de Monitoramento e Previsão de falhas de ativos em ferrovias” é premiado na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão

Por em 4 de novembro de 2020

WhatsApp Image 2020-11-04 at 16.01.15

O projeto foi desenvolvido pelo estudante do Curso de Engenharia da Computação, João Pedro Moreno Vale.

Projeto apresentado pelo estudante do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), João Pedro Moreno Vale, na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, é premiado.

Nesta edição do evento, que ocorreu on-line, o projeto “Sistema de Monitoramento e previsão de falhas de ativos em ferrovias” conquistou a primeira posição na categoria “Ciências exatas e da terra”. O trabalho foi orientado pelo professor da UEMA, Antonio Jacob Junior; e pelos professores Antonio Busson e Sérgio Colcher, ambos pertencentes ao Laboratório de Telemídia, da PUC-RIO.

A ideia é otimizar a forma como é feita a manutenção de ferrovias utilizando conceitos da manutenção 4.0, que inclui uso de sensores e outras tecnologias para coleta de dados em tempo real. Esse tipo de estratégia promove mais confiabilidade ao processo de gerenciamento, por exemplo, de mudança da via durante o trajeto.

João Vale, que está no 10º período do curso de E. da Computação, construiu uma arquitetura de software para monitorar a telemetria de mais de 1300 ativos na extensão da ferrovia. O software ajuda a prever características de falhas por meio de dados estatísticos.

Embora ainda esteja em desenvolvimento, o software já está sendo aplicado pela empresa Vale, inclusive com testes sendo realizados em uma via ferroviária maranhense.

Para o estudante, a premiação teve importância significativa. “A premiação faz com que eu sinta uma parte, mesmo que pequena, do progresso tecnológico do Maranhão. Como acadêmico, serviu para demonstrar que os trabalhos científicos servem mais do que apenas teorizar ou documentar, eles também têm um grande papel para o progresso da sociedade, o que dá mais  significado a tudo isso. Profissionalmente, fico realizado por desenvolver um trabalho que gera ganhos reais para a empresa na qual trabalho e, principalmente, pela sorte que tenho de fazer parte de uma equipe de alta performance que acreditou na proposta e fez acontecer”, comentou João Vale.

WhatsApp Image 2020-11-04 at 16.00.16

WhatsApp Image 2020-11-04 at 16.00.32