Professores-pesquisadores da UEMA concorrem à homenagem da FAPEMA

Por em 1 de dezembro de 2020

A homenagem substituirá o Prêmio Fapema neste ano em decorrência da Pandemia COVID-19.Vote aqui nos pesquisadores da UEMA.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão realizará nesta sexta, 4, às 19h uma cerimônia especial online em homenagem aos pesquisadores-vencedores do Prêmio Fapema nas edições de 2005 a 2019.

Três professores-pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão estão concorrendo à homenagem em duas das três categorias do evento. São eles: Larissa Sarmento dos Santos Ribeiro (categoria Jovem Pesquisador); Carolina Pitanga (categoria Jovem Pesquisador); Ricardo Alves de Araújo (categoria Jovem Pesquisador) e; Francisca Neide Costa (Pesquisador Sênior). A transmissão da Homenagem ocorrerá às 19h (ao vivo) pelo Canal do YouTube Fapema Oficial.

Design sem nome (18)

O propósito do evento é incentivar e reconhecer os trabalhos de pesquisadores maranhenses realizados em diferentes áreas. Vinte e quatro pesquisadores foram indicados para receber a homenagem e serão escolhidos por meio de votação aberta no site da Fapema. Os três primeiros mais votados (em cada categoria) pelo público receberão a Homenagem Especial da  Fapema. Clique aqui e escolha os vencedores.

Homenagem em substituição ao Prêmio FAPEMA

Há 15 anos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realiza, sempre ao final do ano, o Prêmio FAPEMA. A noite da premiação, considerada o Oscar da Ciência Maranhense, reúne professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores e representantes da sociedade em uma grande festa.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a 16º edição do Prêmio não acontecerá. Pesquisadores-vencedores do Prêmio Fapema nas edições de 2005 a 2019 foram indicados a três categorias – Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Mais Premiados – em reconhecimento a relevância de sua contribuição para o desenvolvimento científico do Maranhão.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destaca que esta é uma forma da instituição manter a homenagem aos pesquisadores em um ano em que todos precisaram buscar novas alternativas para se manterem unidos. “Vivemos um ano que tivermos que nos reinventar. Um ano onde não podemos nos reunir de forma presencial, mas nem por isso devemos deixar de homenagear os pesquisadores maranhenses. Neste ano, mais do que nunca, vimos a importância da ciência, o quanto ela é fundamental no enfretamento de crises com a que estamos vivendo agora na área da saúde e em tantas outras áreas. A FAPEMA, seguindo orientação do governador Flávio Dino, tem atuado no sentido de fomentar e incentivar os pesquisadores do estado por meio de editais. E esta homenagem é uma forma de dizermos muito obrigado pelo trabalho e desempenho de cada um e que o governo vai continuar apoiando e incentivado a pesquisa no Maranhão”, disse o presidente.

Por: Walline Alves

Informações: Site da FAPEMA