Sacada Arquitetura é premiada como EJ Alto Crescimento pela Maranhão Júnior

Por em 23 de dezembro de 2020

EJ SACADA 2,

Dentre as iniciativas referentes as atividades extracurriculares nos cursos superiores, a Empresa Júnior surge como uma oportunidade de conectar o profissional em formação ao mercado local, através da atividade prática da profissão, supervisionada por professores e profissionais. No intuito de simbolizar um patamar de reconhecimento frente a federação estadual e nacional, ao final de cada ano, é realizado um evento pela Maranhão Júnior de premiação às empresas que alcançaram suas metas.

No dia 19, sábado, aconteceu o Prêmio da Maranhão Júnior e a Sacada Arquitetura, que é vinculada ao Curso de Arquitetura, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi premiada como EJ Alto Crescimento, que é o resultado da junção de 3 metas: faturamento, número de projetos e quantidade de membros que executam os projetos.

Anualmente, as empresas definem suas metas de projetos, faturamento, ações compartilhadas com outras empresas, dentre outros índices. Tais indicadores, são agrupados por classificações que, quando alcançadas, promovem a empresa, ao patamar de reconhecimento.

EJ SACADA

Frente aos desafios de distanciamento social, advindos das medidas preventivas ao novo coronavírus realizadas no ano de 2020, toda uma estrutura de rede e desenvolvimento das atividades das empresas juniores, tiveram que ser adaptadas ao sistema remoto. A partir de tal cenário, houve um intenso acompanhamento da rede maranhense e nacional, para a busca de soluções dentro de um mercado instável, que não visassem o lucro, mas que pudessem promover soluções a baixo custo para uma população que também necessitava se adaptar a tal cenário.

De acordo com Thyego Feitosa representante da EJ do Curso de Arquitetura “ao final do presente ano, alcançar as metas propostas e o reconhecimento frente a um movimento tão comprometido com o Brasil, promoveu ao corpo discente participante da Sacada Arquitetura Júnior, a motivação para estruturar cada vez mais a presente empresa, para que ela possa não somente promover a formação de profissionais mais habilitados a atuação no mercado, como também, impactar toda uma estrutura acadêmica, com soluções de desenvolvimento prático e inovadores”.

A professora Andrea Dualibe, representante dos professores orientadores, destacou: “A EJ Sacada surgiu com o intuito de que os alunos tivessem experiência profissional, no contexto acadêmico, evidentemente, devidamente orientados e monitorados, sentido um pouco o que será o exercício da profissão no mercado de trabalho. Os estudantes fizeram um esforço muito grande no sentido de montar essa empresa e agora estão colhendo os primeiros frutos, com o reconhecimento do valor e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Esse resultado foi muito importante, porque demonstrou que eles conseguiram cumprir com os objetivos iniciais e, avaliados, cumpriram com os requisitos e foram premiados, isso é muito bom para eles, para o Curso de Arquitetura e Urbanismo e, claro, para a UEMA que vem promovendo a extensão universitária no âmbito acadêmico, por meio da PROEXAE”.

EJ SACADA 3

EJ Sacada Arquitetura

Uma empresa júnior, define-se como uma associação formada e gerida por alunos de um curso superior, sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são fomentar o aprendizado prático do estudante universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e com os próprios futuros profissionais, de forma a prezar por uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico.

A primeira empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo maranhense, foi fundada por alunos da Universidade Estadual do Maranhão, no ano de 2019, no mesmo ano de sua fundação, houve também o processo de federação junto à Maranhão Júnior. A iniciativa, motivada por colegas participantes de outras empresas juniores do estado, em especial da Opus Engenharia Júnior, do Curso de Engenharia Civil da UEMA, obteve também apoio dos docentes: Profª. Ma. Andréa Cristina Soares Cordeiro Duailibe, Prof. Esp. Flávio Moraes Rêgo Salomão, ambos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e o Professor Msc. Claudio José da Silva de Sousa Coordenador da CAEX- PROEXAE/ UEMA.

O acompanhamento das atividades desenvolvidas por uma empresa júnior, é realizada por uma plataforma virtual, a qual são registrados todos os serviços e faturamento alcançados, de forma transparente e passível de verificação por parte de outras empresas. No intuito de guiar os objetivos anuais, existem métricas as quais classificam o desempenho das empresas, que vão desde sua atuação no mercado, até a capacidade de tal associação na promoção de uma vivência empresarial aos seus membros.

Por: Karla Almeida