SBCS lança Guia de Campo da XIII Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos – RCC do Maranhão


Por em 7 de dezembro de 2020



GuiadecampodaXIIIRCCMaranhao.epub

Em comemoração ao Dia Mundial dos Solos, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) lançou, dia 4 de dezembro, o Guia de Campo da XIII Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos – RCC do Maranhão, em formato de e-Book.

O Guia da XIII RCC apresenta, em 23 capítulos, a caracterização geoambiental do Estado e a descrição dos perfis de solo, bem como o resultado de diversas pesquisas coligadas realizadas nos solos avaliados.

O XIII RCC ocorreu em outubro de 2019 e contribuiu para avaliação e desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), promovendo a geração de conhecimentos sobre o recurso solo e de outros componentes geoambientais do Maranhão.

Foram 14 perfis de solos visitados e avaliados por pesquisadores, professores de Ensino Superior (dentre elas está a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA), pós-graduandos e profissionais de diversas instituições dedicados à ciência do solo, além de outros dois perfis que apesar de serem analisados e descritos, não puderam ser visitados.

A UEMA foi uma das organizadoras do evento, que é promoção da SBCS e do Núcleo Regional Amazônia Oriental (NRAO). 

O e-Book está disponível na Biblioteca Virtual da Embrapa. Acesse o site e faça o download do Guia aqui.

Por Débora Souza

 



Últimas Postagens