UEMA concede título de Doutor Honoris Causa ao pesquisador Marcelo Gleiser

Por em 9 de dezembro de 2020

honoris causa

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na manhã de hoje (09), via plataforma do UEMAnet, a solenidade virtual de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao renomado professor Marcelo Gleiser. A outorga do Título por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, obra e contribuição para o bem comum.

Participaram da solenidade o reitor da UEMA, Professor Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora adjunta de Graduação, Fabíola Santana; e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita de Maria Seabra Nogueira.

“Temos, hoje, um evento de outorga do Título de Doutor Honoris Causa diferente, porque estamos tendo um ano diferente. Estamos diante de um novo contexto de presencialidade, é um novo sentido que damos a esse termo, menos físico e mais sentimental, mais sentido de comunidade, e isso, não retira da solenidade dois atributos que são muito próprios, o simbolismo e a ritualística. A honra é da UEMA, esta pequena Universidade de grandes feitos, aqui na região nordeste, que a partir de hoje poderá dizer para o mundo que tem em seus quadros, o professor brasileiro, pesquisador Marcelo Gleiser”, ressaltou o Reitor Gustavo Costa.

E concluiu, “tenho certeza que este momento é um marco para a nossa Universidade. Professor Marcelo, seja bem-vindo sempre a sua Universidade Estadual do Maranhão!”.

O professor Marcelo Gleiser destacou em sua fala: “Eu agradeço profundamente esse momento tão importante na minha carreira. Esse ano está sendo um ano muito difícil para todos nós, mas é um ano que também podemos aprender muito com a nossa condição humana, com a necessidade de uma maior humildade em relação a nossa participação no mundo natural. Que a gente entenda que não estamos acima dos elementos, nós somos parte da natureza e que as nossas ações tem repercussões, que não podemos nos considerar vitoriosos no processo de seleção natural”.

Na oportunidade, o homenageado Marcelo Gleiser realizou a palestra intitulada “A Ilha do Conhecimento: os limites da Ciência e a busca por sentido”, em que abordou que o Universo é uma entidade em constante transformação e nós somos parte dela. “Nesse Universo cercado pelo desconhecido, a Ciência é um flerte com o invisível e com isso ela enaltece o conhecimento humano. É fundamental que o conhecimento gere o desconhecimento e que com a construção da nossa história, possamos ser o futuro do planeta”, enfatizou Marcelo Gleiser.

O homenageado Marcelo Gleiser é físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro, atualmente pesquisador e professor da faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos. É membro e ex-conselheiro geral da American Physical Society.

Escreveu oito livros e publicou três coletâneas de artigos. Participou de programas de televisão nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil, entre eles, o Fantástico.

Marcelo recebeu o prêmio jabuti em 1998, pelo livro “A Dança do Universo”, e em 2002 por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. Em março de 2019, tornou-se o primeiro latino-americano a ser contemplado com o prêmio Templeton, tido informalmente como o “Nobel da Espiritualidade”.

Desde 1991, é professor de Física e Astronomia e pesquisador da Dartmouth College em Hanover, Estados Unidos. Já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab, em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics da Califórnia. Recebeu bolsas para pesquisas da NASA, da National Science Foundation e da OTAN.

honoris causa2

Por Karla Almeida