UEMA concederá título de Doutor Honoris Causa ao professor Marcelo Gleiser

Por em 1 de dezembro de 2020

DOUTOR HONORIS CAUSA_feedA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) concederá, no dia 09 de dezembro, às 11h, na plataforma do UEMAnet, a solenidade virtual do título de Doutor Honoris Causa ao renomado professor Marcelo Gleiser.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, é da tradição acadêmica da UEMA promover o reconhecimento de personalidades do mundo da ciência, das artes e da academia, pessoas que têm dedicado sua vida, sua obra à produção do conhecimento e contribuído para o avanço cientifico.

Na oportunidade, o professor Marcelo Gleiser realizará a palestra intitulada “A Ilha do Conhecimento: os limites da Ciência e a busca por sentido”.

Saiba mais sobre o homenageado

Marcelo Gleiser é físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro, atualmente pesquisador e professor da faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos. É membro e ex-conselheiro geral da American Physical Society.

Escreveu oito livros e publicou três coletâneas de artigos. Participou de programas de televisão nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil, entre eles, o Fantástico.

Marcelo recebeu o prêmio jabuti em 1998, pelo livro “A Dança do Universo”, e em 2002 por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. Em março de 2019, tornou-se o primeiro latino-americano a ser contemplado com o prêmio Templeton, tido informalmente como o “Nobel da Espiritualidade”.

Desde 1991, é professor de Física e Astronomia e pesquisador da Dartmouth College em Hanover, Estados Unidos. Já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab, em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics da Califórnia. Recebeu bolsas para pesquisas da NASA, da National Science Foundation e da OTAN.

Por: Karla Almeida