UEMA Extensão aborda o projeto Horta na escola como promoção da educação ambiental no IEMA

Por em 7 de dezembro de 2020

IMG-20201207-WA0003

Nesta edição, o Programa UEMA Extensão apresenta o projeto “Horta na escola: promoção da educação ambiental, sócio-ocupacional e desenvolvimento sustentável, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão”. O objetivo foi assistir e fomentar a implantação de uma horta escolar como instrumento da educação ambiental para melhoria da qualidade de vida de alunos e familiares, em ambiente escolar.

De acordo com a professora orientadora, Cristina Mendonça “a ação proporcionou atividades didáticas e ofereceu diversas vantagens para a comunidade escolar. Dentre elas, o cultivo das hortaliças e das plantas alimentícias não convencionais, bem como a ampliação do conhecimento sobre o cultivo e manejo das hortas para a comunidade. Foi possível trabalhar a educação ambiental sensibilizando os alunos para com as questões ambientais e a segurança alimentar”.

O projeto foi apoiado pelo Edital PIBEX da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e teve a colaboração das alunas do curso de Agronomia, Thayanna Vieira Costa (Bolsista) e Karlene Fernandes de Almeida (Voluntária); da ex-aluna do curso de Agronomia, Lia Verônica Oliveira Santos (Voluntária) e do aluno do curso de Agronomia, João Pedro de Oliveira do Nascimento (Voluntário). A ação foi desenvolvida em conjunto com uma disciplina eletiva do IEMA.

Confira a entrevista com a professora orientadora Cristina Mendonça e a bolsista Thayanna Vieira Costa:

Por Karla Almeida