UEMA inaugura Agência de Inovação e Empreendedorismo – Marandu
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de dezembro de 2020
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou ontem(2) a Solenidade Virtual de Inauguração da Agência de Inovação e Empreendedorismo – Marandu.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles.
A Marandu tem como objetivo aproximar a IES do mercado, contribuindo com oportunidades de investimentos, empreendedorismo, pesquisas, produtos e soluções inovadoras para desenvolvimento dos setores públicos e privados.
Além disso, a agência atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado pela IES, para isso, orientará todos os procedimentos necessários relaciona
dos ao registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, etc. Dessa forma, irá apoiar professores, alunos e funcionários na elaboração de projetos para otimizar a relação com os setores empresariais.
“Embora a UEMA seja tradicionalmente uma Instituição de ensino, pesquisa e extensão, ela passa, agora, oficialmente, a se consolidar no papel de uma renomada instituição de inovação com a Marandu”, comentou o secretário Davi Telles.
Para o reitor Gustavo Costa essa é uma conquista necessária para transformação da sociedade.
“É evidente que há, atualmente, um clamor na sociedade para que um novo ingrediente seja acrescentado ao ensino, pesquisa e extensão, e esse ingrediente é a inovação. A relação universidade e empresa não tem que ser vista de forma pejorativa, mas como uma articulação inteligente, propositiva, construtiva, para que se consiga ao final transformar a sociedade por meio do emprego do conhecimento científico. Que sejamos capazes de promover desenvolvimento com a participação das micro e pequenas empresas, das grandes empresas, do Estado e das diversas formas de financiamento”, ressaltou.
Já o diretor-executivo da Marandu, José Ribamar Morais, disse que a Agência irá aumentar o nível de contribuição da UEMA para o desenvolvimento do estado.
“A Marandu surgiu para ser um elo entre o conhecimento que está na universidade e as necessidades do mercado, seja mercado público ou privado. Com isso, pretende-se aumentar o nível de contribuição da UEMA para o desenvolvimento do estado, algo que vai exigir muita articulação da agência com os diversos segmentos empresariais e de fomento”, explicou.
O evento pode ser assistido no canal Uemanetoficial/Youtube. Acesse o evento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=MdQaFEnX6TM&t=623s
P0r Débora Souza

