UEMA inaugura Agência de Inovação e Empreendedorismo – Marandu

Por em 3 de dezembro de 2020

Slide1

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou ontem(2) a Solenidade Virtual de Inauguração da Agência de Inovação e Empreendedorismo – Marandu.

O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles.

A Marandu tem como objetivo aproximar a IES do mercado, contribuindo com oportunidades de investimentos, empreendedorismo, pesquisas, produtos e soluções inovadoras para desenvolvimento dos setores públicos e privados.

Além disso, a agência atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado pela IES, para isso, orientará todos os procedimentos necessários relacionaSlide3dos ao registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, etc. Dessa forma, irá apoiar professores, alunos e funcionários na elaboração de projetos para otimizar a relação com os setores empresariais.

“Embora a UEMA seja tradicionalmente uma Instituição de ensino, pesquisa e extensão, ela passa, agora, oficialmente, a se consolidar no papel de uma renomada instituição de inovação com a Marandu”, comentou o secretário Davi Telles.

Para o reitor Gustavo Costa essa é uma conquista necessária para transformação da sociedade.

“É evidente que há, atualmente, um clamor na sociedade para que um novo ingrediente seja acrescentado ao ensino, pesquisa e extensão, e esse ingrediente é a inovação. A relação universidade e empresa não tem que ser vista de forma pejorativa, mas como uma articulação inteligente, propositiva, construtiva, para que se consiga ao final transformar a sociedade por meio do emprego do conhecimento científico. Que sejamos capazes de promover desenvolvimento com a participação das micro e pequenas empresas, das grandes empresas, do Estado e das diversas formas de financiamento”, ressaltou.

Já o diretor-executivo da Marandu, José Ribamar Morais, disse que a Agência irá aumentar o nível de contribuição da UEMA para o desenvolvimento do estado.

A Marandu surgiu para ser um elo entre o conhecimento que está na universidade e as necessidades do mercado, seja mercado público ou privado. Com isso, pretende-se aumentar o nível de contribuição da UEMA para o desenvolvimento do estado, algo que vai exigir muita articulação da agência com os diversos segmentos empresariais e de fomento”, explicou.

O evento pode ser assistido no canal Uemanetoficial/Youtube. Acesse o evento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=MdQaFEnX6TM&t=623s

Slide2

P0r Débora Souza