UEMA realiza abertura da Semana Acadêmica 2020

Por em 7 de dezembro de 2020

abeturasemana-coordenadoraA Universidade Estadual do Maranhão realizou na manhã desta segunda-feira (07), a abertura da Semana Acadêmica 2020. O evento, que é voltado para comunidade científica da UEMA e a comunidade geral, está sendo realizado todo na modalidade virtual.

A coordenadora geral da Semana Acadêmica, Andrea Azevedo, destacou a importância do evento para a Instituição. “A Semana acadêmica é de extrema relevância para toda a comunidade da nossa instituição visto que traz o compilado em uma semana da produção científica dos bolsistas e orientadores desenvolvida no ano de 2020. Mesmo com tanto empecilhos, os projetos desenvolvidos na UEMA foram readequados a nova realidade da pandemia e obtivemos excelentes resultados que serão expostos durante o evento”, destacou a coordenadora.

Durante o evento, que agrega o XXXII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e a 13ª Jornada de Extensão (JOEX), haverá a postagem de 583 trabalhos de pesquisa Pibic e Pibit e de 339 trabalhos na área de extensão.

Na ocasião a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Rita de Maria Seabra, explicou a nova formatação do SEMIC para este ano. “Como tivemos que inovar em vários aspectos, inovamos também a formatação do SEMIC, que será em forma de fórum, onde os trabalhos e resumos expandidos estão postados e os nossos avaliadores e leitores vão entrar e fazer perguntas e nossos acadêmicos irão responder”, explicou Rita.

A Pró-reitora também informou que não haverá a premiação tradicional, no entanto os textos serão publicados e serão transformados em uma coletânea por área de conhecimento que será publicada em forma de ebook.

O Vice-Reitor, Walter Canales Sant’ana, falou dos desafios de realizar o evento neste ano: “Antes tínhamos o desafio de juntar esses dois grandes eventos, o SEMIC e a JOEX e, esse ano o maior desafio foi apresentar nosso evento de forma remota, mas graças aos esforços de todos estamos aqui hoje. Tenho certeza que pela programação do evento ficará claro que é possível fazer ciência dessa forma e que vamos atingir todos os objetivos esperados. Que todo o conhecimento gerado possa auxiliar para o enfrentamento de novos desafios”, disse.

abeturasemana-reitorSegundo o Reitor, Gustavo Pereira da Costa, a Semana acadêmica é possibilidade da Universidade mostrar de que modo interfere positivamente na vida das pessoas. “Em que pese todas as adversidades, a UEMA por parte da sua grande comunidade pode com humildade mostrar os resultados da pesquisa e extensão e, traduzir isso de maneira prática para o conhecimento daqueles que precisam usufruir cada vez mais do que se faz nas universidades. A Semana Acadêmica é uma afirmação da ciência como indispensável para a vida. Que possamos transformar o conhecimento sempre na verdade, na inclusão e em oportunidades. Espero que ao final da Semana possamos celebrar a vida, a ciência e a UEMA”, afirmou o reitor.

A palestra de abertura “Conhecimento e Cidadania” foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ennio Candotti.

abeturasemana-palestrante

A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação cultural da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite, sob a regência do professor Jairo Moraes.

Por: Polyanna Bittencourt