UEMA realizará Semana Acadêmica 2020 na modalidade virtual

Por em 2 de dezembro de 2020

LOGO Horizont

A Universidade Estadual do Maranhão realizará entre os dias 07 e 11 de dezembro a Semana Acadêmica 2020. O evento, que será voltado para a comunidade científica da UEMA e a comunidade geral, acontecerá na modalidade virtual.

A Semana Acadêmica tem como objetivo envolver os discentes na produção científica da Instituição, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e a comunidade, além de divulgar o conhecimento gerado no âmbito da pesquisa e extensão para a sociedade.

A programação do evento contará com palestras, painéis, lançamento de livros e edições especiais de revistas científicas. Durante o evento, que agrega o XXXII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e a 13ª Jornada de Extensão (JOEX), haverá também apresentações de trabalhos PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI , assim como trabalhos do PIBEX, ACOLHER, Extensão para Todos e Mais Extensão.

Durante a Semana Acadêmica 2020 será realizada a cerimônia da Concessão do Título de Dr. Honoris causa ao professor doutor Marcelo Gleiser, que é físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro, atualmente pesquisador e professor da faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos. É membro e ex-conselheiro geral da American Physical Society. A outorga do título será realizada no dia 09, às 11h, e será transmitida pela plataforma do UEMAnet. Na oportunidade, o professor Marcelo Gleiser realizará a palestra intitulada “A Ilha do Conhecimento: os limites da Ciência e a busca por sentido”.

A Semana Acadêmica contará ainda com apresentações de lives culturais, planejadas pela coordenação de Cultura da PROEXAE, com o intuito de valorizar a arte e cultura do Estado.

A solenidade de abertura da Semana acadêmica acontecerá a partir das 9h, do dia 07 de dezembro. A palestra de abertura “Conhecimento e Cidadania” será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ennio Candotti.

Por: Polyanna Bittencourt