ANUÁRIO 2020: Confira os dados quantitativos de todas as ações realizadas pela Uema

Por em 15 de janeiro de 2021

91a355dd-96ca-411e-bf23-59f090c73e67A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração, publica Anuário 2020. O registro anual permite amplo e detalhado conhecimento da Uema por uma visão estatística e progressiva do seu desenvolvimento.

A publicação está à disposição da comunidade universitária, de autoridades e dirigentes públicos e da sociedade em geral, o que reforça o compromisso da Uema com a preservação da transparência, da ética, da democracia, da autonomia, da sustentabilidade e da inclusão, valores institucionais que são refletidos não somente nos indicadores acadêmicos, mas principalmente na qualidade das atividades oferecidas por nossos docentes e funcionários administrativos.

O Anuário 2020 evidencia os resultados acadêmicos e administrativos alcançados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no ano de 2019. Este é o 9º volume da série iniciada em 2011, que contribui anualmente com a ampliação da transparência e a garantia do aperfeiçoamento da gestão universitária.

Este instrumento foi mais uma vez elaborado com o intuito de contribuir para a construção de uma base de dados históricos, que quantificam informações estatísticas sobre os agentes e ações desenvolvidas e seus reflexos no extrato de realizações atingidas pela Uema em 2019, constituído de informações coletadas a partir dos relatórios anuais de atividades das unidades acadêmicas e administrativas, integradas e distribuídas em 55 municípios do estado do Maranhão, que atualmente contam com 19 Centros de Ciências e de Estudos Superiores, 40 polos do UemaNet e 28 polos do Programa Ensinar.

O Anuário 2020, ano base 2019, apresenta indicadores das áreas do ensino de graduação e pós-graduação; das atividades de pesquisa e extensão; do quadro de servidores (docentes e técnico-administrativos); de dados da assistência estudantil; da produção científica; da gestão administrativa e ambiental; da infraestrutura; dos serviços à comunidade; dos recursos humanos e das informações orçamentárias.

Regulada por um conjunto de leis e normas que lhe garantem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão orçamentária, a Uema, em 2019, executou um orçamento de R$404.347.000,00 e proporcionou ensino superior de qualidade aos seus 23.857 alunos, sendo 21.665 na Graduação (entre as modalidades Presencial e a Distância) e 1.567 na Pós-Graduação (nos programas de Especialização, Mestrado e Doutorado).

Ressalto o caráter coletivo na construção deste registro por todas as unidades que administram a Uema, cuja coleta, análise e organização dos dados são conduzidas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, que anualmente coordena este trabalho.

O Anuário, acima de tudo, contempla um amplo e detalhado conhecimento da nossa Instituição e permite uma visão progressiva do seu desenvolvimento, quantificando ações que demonstram que estamos no caminho certo na busca da excelência em proporcionar ensino público de qualidade para o Maranhão.

Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa

Reitor