Formandos do Campus Paulo VI colam grau durante Cerimônia Virtual

Por em 29 de janeiro de 2021

colação
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, ontem(28), a solenidade Virtual de Colação de Grau 2020.1, Campus Paulo VI, em São Luís.

O formato virtual de Colação de Grau foi adotado pela primeira vez em virtude da pandemia da COVID-19.

Colaram grau 370 formandos dos cursos de graduação em: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Curso de Formação de Oficiais – Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Formação Pedagógica, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Música, Pedagogia, Química, Zootecnia, Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho e Curso Superior de Tecnologia de Alimentos.

Durante a cerimônia, o reitor Gustavo Costa fez a outorga de grau em 4 blocos: Grau de Bacharel, Licenciado, Bacharel e Licenciado; e Título de Tecnólogo.

Para o reitor Gustavo Costa, a Cerimônia Virtual trouxe uma nova reflexão sobre o termo proximidade.

“Estamos, neste momento, inaugurando um novo sentido para a palavra proximidade. Estamos próximos, estamos juntos, somos UEMA e seremos para sempre”, comentou.

Em seu discurso, Gustavo Costa alertou sobre a importância de atitudes pensando na coletividade por parte dos novos profissionais que irão ingressar no mercado de trabalho.

“Que os novos paradigmas apresentados a nós no período de pandemia se incorporem nas nossas instituições, governos e lares. Refiro-me a uma perspectiva de uma vida mais colaborativa, solidária e fraterna. Que a competição sem limites, o consumo desenfreado e o excesso de individualismo possam dar lugar à felicidade coletiva, bem-estar de todos e comunhão de propósitos. Vocês, recém saídos do ciclo da graduação, seguramente, assumirão parte dessa responsabilidade porque estão preparados. Vocês saem da universidade preparados para pensar, fazer escolhas, criticar a realidade a fim de transformá-la e esse é o principal legado da UEMA como instituição mãe de cada um de vocês”, ressaltou.

O orador que representou todos os concludentes, Klinsmann Barros, do Curso de Geografia, preferiu lembrar da trajetória percorrida por todos os formandos até chegar ao dia da Colação.

“Ao longo desses anos, tivemos conhecer valores que vão permanecer conosco para sempre. Descobrimos a cada dia, aula e discussão a importância de aprender e ensinar, de respeitar a opinião do próximo e abraçar os desafios da nossa profissão”, discursou.

Confira a transmissão completa em: https://www.youtube.com/watch?v=SsxJQam8vmE

Por : Débora Souza