Programa UEMA Extensão trata do projeto “Assistência Técnica Veterinária a pequenos criadores de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros no município de Araioses”


Por em 5 de janeiro de 2021



WhatsApp Image 2021-01-05 at 14.33.18Nesta edição, o Programa UEMA Extensão trata do projeto “Assistência Técnica Veterinária a pequenos criadores de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros no município de Araioses”.

A ideia surgiu devido ao município ter o 23º menor IDHM-R do Maranhão. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, Araioses apresenta forte característica de extrema pobreza, com 51,9% da sua população vivendo nessa condição. Apresenta ainda, uma parcela significativa da população (58,7%) em atividades agropecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

“A caprinovinocultura e a bovinocultura leiteira utiliza como prática o sistema de produção extensivo, sem assistência técnica, com destino da produção e comercialização, principalmente em Parnaíba. Devido à alta concentração das ocupações na agricultura familiar e do baixo índice de formalização, tem-se uma baixa capacidade de geração de renda neste município”, explicou o professor orientador Helder de Moraes.

Como metodologias da ação foram utilizados cursos, palestras e dias de campo, seguindo os eixos fundamentais para uma criação zootécnica, como escrituração zootécnica do rebanho; manejo nutricional, reprodutivo e sanitário; instalações; noções básicas de comercialização da carne, leite e derivados da criação de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros.

Como resultados houve a qualificação dos alunos do Curso de Medicina Veterinária na rotina do Veterinário de campo; melhoria dos indicies zootécnicos, manejo nutricional, sanitário e reprodutivo dos rebanhos caprinos, ovinos e bovinos leiteiros de Araioses; qualificação de pequenos criadores na formação de inseminadores, o uso correto e aplicação de medicamentos, conhecimento de raças e noções básicas de mercado e comercialização.

Confira o programa aqui:

Programa UEMA Extensão

Por Paula Lima



Últimas Postagens